68
O Instituto de Tecnologias de Informação e Comunicação, pertencente a Universidade de Luanda, está a representar o Gabinete de Gestão do Programa Espacial (GGPEN) no 13º Simpósio de Micro/Nano/Pico Satélites e na 10ª Reunião Global da UNISEC, que ocorre de 25 a 29 de Novembro de 2024, na Universidade de Stellenbosch, África do Sul.
Organizado em parceria com universidades internacionais, o evento, que tem como tema “Inovações em Arquitectura, Tecnologias e Educação”, visa destacar os avanços em tecnologias espaciais e colaboração académica global.
Representam Angola os académicos Dr. Campos Pataca, Eng. Gospel Fita, Eng. Elizeu Cafuma e Eng. Afonso Kudibanza.
Segundo o GGPEN, este evento representa uma oportunidade estratégica para a academia angolana trocar experiências, acessar as mais recentes inovações em tecnologias espaciais e fortalecer laços com instituições de ensino e pesquisa internacionais.
Essa participação também é essencial para a formação de especialistas locais e a promoção de projectos colaborativos que beneficiem o sector espacial em Angola, reforça o gabinete.
O Simpósio de Nano-Satélites, parte integrante do “Projecto Hodoyoshi”, financiado pela Sociedade Japonesa para a Promoção da Ciência (JSPS), teve a sua primeira edição em Tóquio, em 2010. Esta é a primeira vez que o evento ocorre no continente africano e apenas a terceira vez fora do Japão. A organização está em parceria com a UNISEC Global, marcando um marco significativo para a promoção da ciência espacial em um país africano.
Via GGPEN.