ADF 2024: MINTTICS destaca importância do evento para o fomento da digitalização em Angola

ADF 2024: MINTTICS destaca importância do evento para o fomento da digitalização em Angola
Decorre neste momento a terceira edição do Angola Digital Forum (ADF), fórum inovador e transformador que une nesta edição as fronteiras da transformação digital e da sustentabilidade ambiental numa experiência única e interactiva.
 
Discursando na sessão de abertura do ADF 2024, o secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Pascoal Borges Alé Fernandes, destacou o contributo deste evento para a concretização das políticas delineadas pelo Executivo voltadas à digitalização da economia e da sociedade, assim como para a estratégia inter-sectorial de investimentos em infra-estruturas.
 
“A realização de eventos desta natureza agrega robustez às políticas delineadas pelo Executivo para a digitalização da economia e da sociedade, bem como para a estratégia intersectorial de investimentos em infra-estruturas. O que permite aproximar o país aos sistemas de redes internacionais e regionais de telecomunicações e tecnologias de informação, justificando a necessidade da continuidade do investimento nacional e estrangeiro em infra-estrutura de telecomunicações, com o intuito de aumentar e melhorar a qualidade e o acesso aos serviços digitais”, frisou.
 
Reconhecendo a relevância da transformação digital na promoção do desenvolvimento social e na prosperidade económica, o secretário de Estado referiu que a prioridade do Executivo neste aspecto está voltada ao estabelecimento de uma infra-estrutura de telecomunicações robusta e resiliente, com vista a garantir acesso universal aos serviços de banda larga para toda a população.
 
Por outro lado, disse, o Executivo continua a trabalhar na liberalização do mercado de banda larga, “promovendo a concorrência e o fomento da partilha de infra-estruturas de comunicações electrónicas para maximizar a eficiência na implementação de redes, reduzir custos e eliminar barreiras à entrada de novos actores”.
 
Neste sentido, para acompanhar a evolução do sector, Pascoal Borges Alé Fernandes revelou estarem previstas reformas regulatórias, incluindo legislativas, e a transição do IPv4 ao IPv6, para a garantia e a salvaguarda de um ambiente propício ao investimento privado nacional e estrangeiro que fomenta a concorrência e a melhoria da qualidade dos serviços no país.
 
Pascoal Borges Alé Fernandes, que falava em representação do ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, recordou que o Executivo, por via do MINTTICS, submeteu à consulta pública a proposta do Livro Branco das TIC para o período 2023-2027, cuja aprovação, será “inequivocamente um marco e guia orientador de políticas para a estratégia da transformação digital nos diversos sectores económicos e social do país”.
 
O Angola Digital Forum é um evento organizado pelo Portal de T.I, em parceria com a Mwango Brain, para estimular a partilha de conhecimento sobre temáticas actuais e relevantes que giram em torno da inovação e transformação digital. 
 
O ADF é organizado anualmente desde 2022, ano em que foi realizada a sua primeira edição, a qual foi prestigiada com a presença do então vice-Presidente da República, Dr. Bornito de Sousa, que proferiu o discurso de abertura do evento.
 
Acompanhe o evento clicando aqui.

Partilhar artigo:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media