Um relatório de pesquisa elaborado conjuntamente pela Vodacom, Vodafone e Safaricom revela que as pequenas e médias empresas (PMEs) em África têm investido cada vez mais em tecnologias digitais, porém o seu percurso de inovação é dificultado pelo elevado custo das actualizações tecnológicas e pela falta de competências digitais.
A investigação baseou-se em conversas com 400 PMEs em oito países africanos − África do Sul, Quénia, Egipto, Etiópia, Moçambique, Tanzânia, República Democrática do Congo e Lesoto − com dimensão entre 1 a 200 funcionários.
Das PMEs inquiridas, quase 70% das investiram em tecnologia nos últimos 12 meses para ajudar a impulsionar o crescimento e a resiliência, mostrando que as PMEs estão a abraçar o impacto positivo da tecnologia, revela o inquérito.
No estudo, 58% dos entrevistados citaram o alto custo das actualizações e renovações tecnológicas como os principais obstáculos, com 32% citando dificuldade na integração de novas tecnologias com sistemas existentes e confinamentos regulatórios. A conectividade e o acesso limitados à Internet, por exemplo, afectam 30% dos entrevistados, enquanto 14% enfrentam a falta de apoio e formação para os funcionários utilizarem a tecnologia.
Quando se trata da utilização e adopção de tecnologia, a investigação mostra que as PMEs trabalham incansavelmente para garantir financiamento para fazer face aos elevados custos da tecnologia e à implementação associada. Mas, os custos iniciais são apenas o começo do que será necessário ao longo da jornada digital.
Para resolver estes obstáculos, a Vodacom, Vodafone e a Safaricom apontam que devem ser feitos progressos para promover a inclusão financeira, simplificar a regulamentação, melhorar a infra-estrutura tecnológica e incentivar a inovação.