A Amazon planeia investir até 4 mil milhões de dólares norte-americanos na startup de inteligência artificial Anthropic, com vista a aumentar a sua presença na área da inteligência artificial (IA) à medida que procura também manter-se competitiva perante concorrentes como a Microsoft, Google e Nvidia.
Segundo o Financial Times, o acordo permitirá a Amazon investir inicialmente 1,25 mil milhões de dólares norte-americanos em uma participação minoritária na Anthropic. No entanto, o acordo permite que o investimento seja aumentado posteriormente para até 4 mil milhões de dólares.
Este investimento é classificado pelo Financial Times como uma tentativa da Amazon estabelecer um relacionamento próximo com uma importante startup de IA, à semelhança do que ocorre entre a Microsoft e a OpenAI. O diário refere também que com esta parceria, a Amazon busca dar maior visibilidade aos seus chips “Trainium” e “Inferentia”, de forma que estes sejam percebidos pelo mercado como alternativas confiáveis aos processadores da Nvidia no treinamento e execução de modelos generativos de IA.
Como parte do acordo, a Anthropic moverá maior parte do seu software para os data centers da Amazon Web Services (AWS). Segundo o chefe da AWS, Adam Selipsky, o novo acordo representa uma “expansão significativa da parceria” com a Anthropic e por via desta aproximação a startup terá acesso a “quantidades significativas” de chips “Trainium” para treinar versões futuras dos seus modelos básicos de IA.