O Município do Andulo vai contar com uma mediateca móvel com capacidade para 30 usuários. O projecto está inserido no Programa Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM).
Segundo o anúncio do governador do Bié, Pereira Alfredo, que falava no acto do lançamento do PIIM, com a implementação da mediateca móvel no Largo das Escolas do Andulo, o Governo pretende alcançar os anseios da população, principalmente da juventude, facilitando o acesso às novas tecnologias de informação.
O governante salientou que os munícipes do Andulo já contam com pontos de internet grátis, desde o ano passado, que está a contribuir na busca de conhecimentos, assim como a permitir a aproximação dos serviços da Administração Pública junto das populações, através do portal do munícipe. Este projecto, está inserido no âmbito do Angola Digital, que conta também com 15 computadores instalados na Escola nº 42, na sede municipal do Andulo, todos eles ligados à internet.
Com três pontos de acesso, cada um tem a capacidade de suportar 150 usuários em simultâneo, num raio de 300 metros, permitindo que cada utilizador tenha diariamente duas horas de acesso aos serviços de internet livre.
Ainda no âmbito do acesso às novas tecnologias de informação por parte dos municipes, o governador falou da presença de pontos de acesso de internet grátis a nível do município, que estão inseridos no projecto “Angola Online”, enquanto que o laboratório de informática enquadra-se no projecto Angola Digital, que visa facilitar a inclusão digital dos cidadãos.
A capital da província do Bié já conta desde o ano passado com uma mediateca fixa denominada “Mediateca Abel Abraão”, inaugurada em Novembro, com capacidade para 180 pessoas, um auditório com 122 lugares, sistema Wi-Fi gratuito.
A Rede de Mediatecas de Angola é um projecto do executivo angolano que visa dotar o país de um conjunto de infraestruturas que permitam apoiar a população ao nível da educação, tecnologia, ciência, cultura e arte.
Fonte: MINTTICS