Segundo uma nota enviada ao Portal de T.I, a referida reforma resulta da parceria com a LINX, um dos maiores hubs de interconexão a nível global, que vai permitir o crescimento sustentado de tráfego com origem na América do Sul e Costa Oeste de África em busca de conteúdos na Europa com benefícios para as redes como a redução de latência, eficiência de custos, localização ou aproximação do conteúdo ao consumidor final.
No âmbito desta parceria, A Angola Cable acaba de aumentar a capacidade da sua porta de 10GE (Gigabit Ethernet) para 100GE. Desta forma, operadores e redes internacionais designadamente de África e América Latina têm a possibilidade de se ligarem a LINX para suportar o crescimento do tráfego IP intercontinental: Américas Latina – Africa – Europa.
“O aumento da capacidade na conexão entre a Angola Cables e a LINX permite um maior volume de tráfego IP através das facilidades de peering (troca de tráfego) com diversas redes em Londres. Os utilizadores terão vantagens acrescidas no desempenho e qualidade de troca de dados” – Fernando Azevedo, Director Técnico da Angola Cables.
GE (Gigabit Ethernet)
É um dos padrões de cabos de rede disponíveis no mercado, sendo o mais recente, atinge velocidades até 10 vezes mais altas que outros cabos de rede existentes. Criado em 1999, o padrão Gigabit (também conhecido como 10/100/1000) ainda é o mais recente dos tipos de rede. Pode atingir velocidades de até 1 Gb/s – daí o nome.
Angola Cables
A Angola Cables é uma multinacional do sector das TIC´s com soluções diferenciadas de conectividade para o segmento wholesale e corporate. Com uma infraestrutura de transporte robusta e rede IP altamente interconectada. A Angola Cables providencia acesso aos maiores IXP´s, Operadores Tier 1 e Provedores de conteúdos globais.
London Internet Exchange (LINX)
Fundada em 1994, a London Internet Exchange é um dos maiores pontos de troca de tráfego do mundo, conectando 900 membros/ ASNs de 80 países diferentes.