Angola conquista segundo lugar no campeonato mundial de robótica

Angola conquista segundo lugar no campeonato mundial de robótica

A equipa angolana de robótica organizada pela Arotec sagrou-se vice-campeã no campeonato mundial de robótica para estudantes menores de 18 anos, realizado de 6 a 11 de Outubro na Cingapura. A classificação foi obtida em conjunto com outras três nações, nomeadamente Argentina, Hungria e Israel, que junto com Angola formaram a “Aliança Vice-campeã” do concurso.

Nesta que é a sua quinta participação no FIrst Global Challenge, Angola conquistou também o segundo lugar a nível de África, o primeiro lugar a nível da CPLP e o primeiro lugar a nível da SADC.

Denominada First Global Challenge, a competição internacional contou com a participação de 192 países e mais de 1000 estudantes de todo o mundo. Nesta edição, as actividades tiveram como pano de fundo os “Horizontes do Hidrogénio”, o tema central do evento visa incentivar a inovação e a adopção de soluções para energias limpas e renováveis.

O First Global Challenge é um desafio em estilo de competição olímpica que acontece anualmente e em que 190 equipas constroem e programam robôs, para realizar diferentes tarefas de acordo com o tema indicado e baseando-se nos grandes desafios de engenharia.

A equipa angolana esteve composta por cinco estudantes do ensino médio que foram qualificados em Angola após vencerem o campeonato nacional de robótica, chamado CANAR, nomeadamente:

  • Luis da Silva, estudante do curso médio de Máquinas e Motores;
  • Clevânio Clemente, estudante do curso médio de Máquinas e Motoresda;
  • Joaquim Júnior, estudante do curso médio de Electrónica e Telecomunicações;
  • Edmiltques Marques, estudante do curso médio de Máquinas e Motores;
  • Marcos Manuel, estudante do curso médio de Electrónica Industrial e Automação.

A equipa incluiu também os mentores Marco Zeca, coordenador do campeonato nacional de robótica, Irene Carindi, coordenadora da academia Arotec, bem como o treinador Cristovão Cacombe, director da Arotec.

 

Partilhar artigo:

Tags:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media