A equipa angolana de robótica organizada pela Arotec sagrou-se vice-campeã no campeonato mundial de robótica para estudantes menores de 18 anos, realizado de 6 a 11 de Outubro na Cingapura. A classificação foi obtida em conjunto com outras três nações, nomeadamente Argentina, Hungria e Israel, que junto com Angola formaram a “Aliança Vice-campeã” do concurso.
Nesta que é a sua quinta participação no FIrst Global Challenge, Angola conquistou também o segundo lugar a nível de África, o primeiro lugar a nível da CPLP e o primeiro lugar a nível da SADC.
Denominada First Global Challenge, a competição internacional contou com a participação de 192 países e mais de 1000 estudantes de todo o mundo. Nesta edição, as actividades tiveram como pano de fundo os “Horizontes do Hidrogénio”, o tema central do evento visa incentivar a inovação e a adopção de soluções para energias limpas e renováveis.
O First Global Challenge é um desafio em estilo de competição olímpica que acontece anualmente e em que 190 equipas constroem e programam robôs, para realizar diferentes tarefas de acordo com o tema indicado e baseando-se nos grandes desafios de engenharia.
A equipa angolana esteve composta por cinco estudantes do ensino médio que foram qualificados em Angola após vencerem o campeonato nacional de robótica, chamado CANAR, nomeadamente:
- Luis da Silva, estudante do curso médio de Máquinas e Motores;
- Clevânio Clemente, estudante do curso médio de Máquinas e Motoresda;
- Joaquim Júnior, estudante do curso médio de Electrónica e Telecomunicações;
- Edmiltques Marques, estudante do curso médio de Máquinas e Motores;
- Marcos Manuel, estudante do curso médio de Electrónica Industrial e Automação.
A equipa incluiu também os mentores Marco Zeca, coordenador do campeonato nacional de robótica, Irene Carindi, coordenadora da academia Arotec, bem como o treinador Cristovão Cacombe, director da Arotec.