Startup

Angola está entre os 100 países com o melhor ecossistema para startups

Angola está pela primeira vez no ranking dos 100 melhores países que fazem parte do Global Startup Ecosystem Index 2022 (Índice Global do Ecossistema de Startups 2022 ). Angola ocupa a 97ª posição na classificação global dos países, mas é o 13º classificado a nível continental e o 1º classificado a nível da região centro-africana.

De acordo com o relatório publicado pela StartupBlink, a que o Portal de T.I teve acesso, a melhoria na avaliação deveu-se ao salto positivo na classificação de Luanda, que melhorou a sua posição global para 631ª entre as cidades com o melhor ecossistema para startups. Um grande salto, portanto, visto que a cidade capital entrou no índice das 1000 melhores cidades no ano passado na 952ª posição, o que quer dizer que superou 321 lugares. A nível continental, Luanda ocupa a 18ª posição.

O documento refere também que o ecossistema empresarial angolano ainda está em fase inicial, entretanto há já no país uma série de iniciativas promissoras em curso que têm contribuído para um número crescente de startups, dando ao país o perfil necessário para uma economia digital.

Angola está a transitar de uma economia baseada no petróleo e gás para uma economia mais diversificada, com foco em uma variedade de sectores. Entretanto, apesar do país estar a desenvolver estratégias para apoiar o empreendedorismo e a inovação como impulsionadores da criação de empregos e da economia, o relatório observa que ainda falta capacidade institucional e política para fomentar a inovação. Além disso, o nível de burocracia no país mantém-se elevado, refere o documento.

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

Ferreira Manuel

Ferreira Manuel é um redactor web em ascensão, no Portal de T.I, residente em Luanda, Angola. É estudante de Comunicação Social e entusiasta das criptomoedas e da tecnologia blockchain.

Itens Relacionados