Decorre desde o passado dia 27 de Junho, no formato online, o campeonato mundial de robótica 2020, onde a equipa angolana AROTEC, ocupa actualmente a posição número 18 entre os 150 países representados.
A AROTEC (Angola Robótica e Tecnologia) é uma startup angolana, que tem como CEO Cristovão Mário Cacombe. Desde 2018, a AROTEC tem a função de escolher jovens angolanos para participarem da competição mundial de robótica denominada FIRST Global, criando soluções baseadas em resoluções de problemas socias como robôs de recolha de lixo, recolha de plásticos no mar, entre outros.
A equipa formada por Marcos Zeca (capitão), Raquel Rodrigues, Albertino Imbi, Belmiro Ngola, Joaquim Monteiro e Bernado Chioca, participam pela terceira vez consecutiva desde 2018. As edições passadas aconteceram no México e nos Emirados Árabes Unidos.
Questionado sobre o que têm feito para a promoção da Robótica em Angola, Marcos Zeca disse, “Temos lutado para promover o CTEM (Ciência Tecnologia Engenharia Matemática) em Angola, participando em diversas feiras para divulgação e competições tecnológicas. Muito recentemente a AROTEC abriu a sua academia de robótica em Angola para ensinarmos mais jovens angolanos a montarem os seus robôs”.
No início da competição deste ano, a equipa angolana chegou a estar na lista das 10 melhores equipas, tendo sido “afastada” mais tarde para a posição 18, constando desse modo na lista das 20 melhores equipas da competição.
O FIRST Global Challenge é um evento anual de robótica que busca destacar os maiores desafios que o nosso planeta enfrenta, incluindo os 14 Grandes Desafios de Engenharia. A cada ano, um desafio diferente assume o centro do palco como tema do FIRST Global Challenge daquele ano, que antes das restrições por conta da COVID-19 era realizado em uma nação diferente.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!