541
As comissões especializadas da Assembleia Nacional aprovaram hoje, em Luanda, o relatório parecer conjunto para a adesão de Angola ao Manifesto Smart Africa Alliance, uma união de países focada em acelerar o desenvolvimento socioeconómico sustentável no continente africano através da utilização de tecnologias de informação e comunicação.
O relatório parecer conjunto vai à votação na próxima reunião plenária da Assembleia Nacional, agendada para os dias 21 e 22 deste mês.
O Manifesto Smart Africa Alliance estabelece vantagens na implementação de programas de desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação na mobilização de recursos financeiros junto de parceiros e do sector privado, e garante aos seus membros melhor acesso aos serviços de banda larga.
O instrumento jurídico referente a adesão de Angola ao Manifesto da Smart Africa Alliance foi assinado a 29 de Junho de 2022 pelo antigo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem.
Os parceiros da Smart Africa Alliance incluem a União Africana, a União Internacional das Telecomunicações, o Banco Mundial, o Banco Africano de Desenvolvimento, a Comissão Económica das Nações Unidas para África, a Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números e a GSMA.
Via ANGOP