O Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, está em visita de trabalho nos Emirados Árabes Unidos (EAU) desde a passada sexta-feira (25), para a concretização da “proposta de implantação do Programa de Transformação Digital (Digital Angola 2024)”, que faz parte dos Memorandos de Entendimento assinados em Dezembro último, aquando da visita oficial do Presidente da República, João Lourenço.
Com vista a implementação do referido programa, Manuel Homem manteve na sexta-feira um encontro com o sheikh Ahmed Al Maktoum (Membro da família governante do Emirado do Dubai). Segundo a embaixada angolana nos EAU, a ocasião foi aproveitada para a apresentação do “Digital Angola”, um programa para a revolução digital no país, apresentado pela G42, empresa vocacionada para o Desenvolvimento Tecnológico dos EAU.
“O que assistimos na reunião de hoje foi aquilo que se esperava. Há trabalhos anteriores que foram realizados, sobretudo de levantamento daquilo que são as nossas infra-estruturas actuais, e então, estamos agora a trabalhar na definição do cronograma para a implementação das soluções que pretendemos”, disse Manuel Homem após o encontro.
A implantação do programa Digital Angola 2024, em um período de 3 anos, visa posicionar o país como uma economia digital líder em África através da adopção de uma Iniciativa Smart Angola, que trará benefícios, quer para a economia nacional, quer para os cidadãos.
No âmbito do memorando, definiu-se a construção de soluções tecnológicas que visam melhorar a cobertura de infra-estruturas de comunicação e modernização dos serviços de atendimento dos cidadãos, melhoria dos serviços electrónicos e de outros serviços do Estado.
Entre outros objectivos do programa estão a transformação do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação (INFOSI) em um Centro Nacional de Nuvem de última geração, o estabelecimento das bases para desenvolver e dimensionar Programas de Transformação Digital para Transporte Digital e para Sistemas de Justiça e para a Segurança Pública.
O Digital Angola 2024 prevê igualmente o estabelecimento de uma plataforma de inteligência artificial e a extensão da digitalização e a análise de recursos para acelerar a transformação digital em Angola, bem como o desenvolvimento de um Programa Nacional de Identidade Digital e um programa de colocação de força de trabalho digital e de estudos com o Ministério do Ensino Superior.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!