A segunda edição da Angola Startup Summit, realizada de 27 a 29 de Abril, trouxe, entre outras actividades, três novos desafios aos participantes, nomeadamente o MEP Challenge, promovido pelo Ministério da Economia e Planeamento e que consistia no desenvolvimento de uma solução tecnológica para serviços de restauração; o Governador Challenge, promovido pelo Governo Provincial de Luanda, para a criação de um aplicativo para melhorar a problemática do estacionamento em Luanda; e o BCI Challenge, promovido pelo Banco de Comércio e Indústria, para o desenvolvimento de projectos voltados ao agronegócio.
Ao final do terceiro dia da cimeira, marcada por conferências, master classes, networking, apresentação e exposição de negócios e produtos, foram anunciados os vencedores dos três desafios e os vencedores dos prémios gerais da Angola Startup Summit, esta última sendo uma distinção feita pela organização do evento aos expositores mais destacados da edição.
Vencedores dos três desafios propostos:
MEP Challenge: este desafio foi ganho pela startup Toque Média, que apresentou uma solução inovadora para o sector da restauração. O prémio inclui planos de negócios a serem atribuídos pela Deloitte, consultoria jurídica, contabilística e de gestão por parte da PwC e 10 milhões de kwanzas atribuídos pelo Ministério da Economia e Planeamento.
Governador Challenge: a startup Baika Pay foi a vencedora deste desafio, apresentando um aplicativo para a problemática do estacionamento em Luanda. O prémio inclui planos de negócios a serem atribuídos pela Deloitte, consultoria jurídica, contabilística e de gestão por parte da PwC e 10 milhões de kwanzas atribuídos pelo Governo Provincial de Luanda.
BCI Challenge: neste desafio levou a melhor a startup INOKU que apresentou a melhor solução tecnológica de agronegócio, denominada Sistema Integrado Agrário (SIA). O prémio inclui 10 milhões de kwanzas e acompanhamento do projecto pelo BCI até à sua maturação; planos de negócios a serem atribuídos pela Deloitte; consultoria jurídica, contabilística e de gestão por parte da PwC e internacionalização do projecto, bem como a participação na Web Summit 2023 garantidos pela KPMG.
Vencedores das categorias gerais:
- Startup com a melhor participação na categoria de tecnologia de informação, comunicação e investigação científica – CEU – Cartão do Estudante Universitário;
- Startup com a melhor participação na categoria de software de segurança electrónica – DBS Digital;
- Startup com a melhor participação na categoria de desenvolvimento de soluções tecnológicas para o agronegócio: Angocultiva;
- Startup com a melhor participação na categoria de: alimentação e bebidas – Sócia;
- Startup com a melhor participação na categoria de comércio e distribuição: Kepya;
- Startup com a melhor participação na categoria de comunicação, marketing e turismo: Olá Tours;
- Startup com a melhor participação na categoria de soluções para a banca e seguros: Aki (fica tudo mais fácil);
- Startup com a melhor participação na categoria de soluções para a construção civil – Misegon;
- Startup com a melhor participação na categoria de energia e ambiente – Nzolani Renewable;
- Melhor participação na segunda edição da Angola Startup Summit em termos geográficos: província da Huíla.
A Angola Startup Summit é uma iniciativa do Ministério da Economia e Planeamento (MEP) que visa fomentar o surgimento de novas startups e manter as existentes, por meio da troca de experiências, realização de negócios e cooperação com instituições como universidades, potenciais investidores, aceleradoras e incubadoras. Nesta edição participaram 165 startups provenientes das províncias da Huíla, Cabinda, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Lunda Norte, Cunene, Luanda, Malanje e Zaire, e duas startups de jovens angolanos provenientes de Portugal.