Aplicativos Móveis na transformação das organizações

Por: Eng. Manuel Rodrigo Matemba Praia, CAPM, PSM, SFPC  Ι  Msc. Yosbel Camacho, Professor de Tecnologia de Informação

 

O mundo móvel tem crescido de uma maneira extraordinária e a população angolana tem acompanhado esta transformação inédita, não fugir à regra. Várias pessoas possuem um celular com recursos mais potentes e sofisticados, razão pela qual os utilizadores procuram aplicações eficientes, ágeis, simples e intuitiva, no sentido de ficarem satisfeitos com o uso do mesmo.

Angola, tem acompanhado esta mudança drástica sobre as tecnologias, em África e no mundo, de forma a facilitar nossa maneira agir e readaptar.

Hoje, a mudança no campo de desenvolvimento de dispositivos móveis, torna-se um verdadeiro tesouro onde os aplicativos têm uma clara vantagem, tendo em conta o crescimento extraordinário. Consegue-se notar o esforço que diversas empresas angolanas e departamentos ministeriais têm desempenhado no acompanhamento das transformações digitais. Razão pela qual tem surgido promotores e profissionais de tecnologia de informação e comunicação a fim de revolucionarem o mercado angolano nesta área.

Transformações Globais no mundo dos aplicativos móveis

Os aplicativos móveis tendem a ser cada vez mais flexíveis e fontes de qualidade de comunicação que ajudam o ser humano em todos os aspectos da vida, seja ele profissional, estudantil, pessoal ou outro. Do ponto de vista comercial, todas as transacções resultam da comunicação. Boas habilidades de comunicação são essenciais para permitir que os outros entendam as informações com mais precisão e rapidez.

Uma das habilidades de vida mais importante a aprender-se é comunicar com eficácia. A comunicação é tida como a passagem de informações para produzir maior compreensão. Pode ser de forma verbal, média escrita, visualmente ou não verbal. Todos esses meios de comunicação são habilidades básicas essenciais para uma carreira e uma vivência de Sucessos.

O rumo de uma grande transformação global está acontecer, profissionais correndo de um lado para o outro, uma mudança extraordinária vem surgindo, assim como profissionais de projectos vão em busca do KIT de ferramentas Disciplined Agile, os profissionais de tecnologia de informações e comunicações não fogem a regra, buscando cada vez que passa o KIT de desenvolvimento para simplificar o fluxo de trabalho dos desenvolvedores, KIT de ferramentas que são interconectados, escalonáveis e integráveis com software de terceiros para superar desafios complexos com bloco de construção padrão.

A Comunicação em Angola

Angola vive a era da comunicação e o impacto total da comunicação no desenvolvimento está apenas começando a ser percebido, e com base em diversas experiências das destintas empresas, a comunicação para o desenvolvimento atingiu o estágio em que pode ter um efeito perceptível e recompensador em muitos programas de desenvolvimento e negócios.

Por outro lado, é a comunicação como uma intervenção deliberada para afectar a mudança social e económica que contém as possibilidades mais interessantes. Uma estratégia de desenvolvimento que usa abordagens de comunicação pode revelar as atitudes subjacentes e a sabedoria tradicional das pessoas, ajudar as pessoas a adaptarem seus pontos de vista e a adquirir novos conhecimentos e habilidades, e divulgar novas mensagens sociais para grandes públicos.

O uso planeado de técnicas, actividades e média de comunicação oferece às pessoas ferramentas poderosas para vivenciar a mudança e realmente orientá-la. Uma troca intensificada de ideias entre todos os sectores da sociedade pode levar a um maior envolvimento das pessoas em uma causa comum. Este é um requisito fundamental para um desenvolvimento adequado e sustentável.

Actualmente as transformações digitais têm superado o crescimento global na era da comunicação, com rápida expansão do alcance dos meios de tecnologia de informação e comunicação de massa e aprimoramento das técnicas de troca interpessoal de ideias. 

Os meios de comunicação tradicionais e populares, como o teatro folclórico, as danças, os espectáculos de marionetas e a poesia popular, bem como a imprensa rural ligada a programas de alfabetização e materiais audiovisuais, podem ser canais altamente eficazes para divulgar informações sobre o desenvolvimento e estimular a acção comunitária, razão pela qual no último ano Angola adoptou o sistema da comunicação gestual em alguns programas televisivos, como se pode constatar na emissão dos noticiários apresentados em alguns canais televisivos no último ano.

Portanto, a importância da comunicação não pode ser subestimada. Todos os dias, nos comunicamos com muitas pessoas, incluindo nossas famílias, nossos amigos, nossos colegas ou até mesmo estranhos. Devemos aprender a nos comunicar de maneira eficaz para tornar nossa vida melhor.

Então existem aplicativos móveis?

Claro que sim. Existem aplicativos grátis e outros pagos que podem ser descarregadas através das lojas online Google Play, App Store, Windows Phone Store ou através de um website.

Segundo um site, setup.technology, afirma que as aplicações móveis surgiram como resposta ao mercado emergente dos smartphones e ganharam popularidade no ano de 2008 através do lançamento da App Store, da Apple, a vulgarização e proliferação dos dispositivos móveis alteraram o modelo convencional de comunicação social e despoletaram o desenvolvimento da tecnologia Android App, iOS App, Web App e PC App. Um acontecimento que assinalou a Revolução Tecnológica.

É bom ter em conta que as aplicações surgiram com finalidade de facilitar as tarefas ou ainda têm como finalidade simplificar a gestão de várias tarefas ou simplesmente como um passatempo.

É através das aplicações móveis que actualmente é possível fazer diversas coisas, como aceder aos diversos serviços para pagamento, consulta de informação nas aplicações bancarias, localização no espaço, encomendar alimentos, partilha de conteúdo ou troca de informação de imagens, vídeos, áudio e textos, a possibilidade de marcar uma viagem ou ainda realizar uma outra operação.

Dispositivos móveis no seio do Povo Metodista Unida em Angola

Acompanhando esta transformação está o povo cristão, exemplo prático notou-se que a Juventude e os Jovens Adultos da Igreja Metodista Unida em Angola estão mergulhando nas tecnologias de comunicações, especificamente nos dispositivos móveis, eles estão dentro desta mudança sobre as tecnologias de informação, razão pela qual nos seus cultos, reuniões, eventos e/ou actividades, têm usados aplicativos nos seus diversos dispositivos móveis como o aplicativo da bíblia sagrada e desde 2018 que usam o aplicativo HPC mobile, para acompanharem os seus cânticos/hinos. O HPC mobile foi desenvolvido por Jovens Angolanos pertencentes a mesma denominação.

André Zamba Filipe, Director da Organização dos Jovens Adultos – OJA, de Luanda, disse que o desafio para os próximos tempos, é instruir os Jovens no cuidado que devem ter no uso das TIC.

Assim vai o mundo dos dispositivos móveis, ninguém quer ficar de fora, o objectivo é acompanhar as transformações das TIC.

 

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media