A tecnológica chinesa Baidu anunciou nesta quinta-feira (25), a criação do seu primeiro computador quântico, juntando-se assim ao grupo de empresas que procuram aplicar esta tecnologia em casos de usos práticos.
Apelidado de “Qianshi”, o computador quântico da Baidu possui, segundo a empresa, um processador de 10 bits quânticos (qubit). Em comunicado citado pela Reuters, a empresa chinesa informou que desenvolveu também um chip quântico de 36 qubits.
O potencial da tecnologia quântica tem sido amplamente divulgado pelos governos, sobretudo a sua alta capacidade de efectuar cálculos e a velocidade com que os faz. Entretanto, as suas aplicações no mundo real ainda são muito limitadas.
Actualmente, entre as empresas que se destacam nesta corrida estão: a IBM, que pretende lançar um computador quântico para uso comercial até 2025, dotado de um um processador de mais de 4.000 qubits. Por outro lado, está a Alphabet, que detém o Google, cuja meta é lançar um computador com 1.000.000 qubits até o final desta década.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!