A Vodacom anunciou nesta terça-feira (15) a chegada do cabo submarino 2Africa na região Norte de Moçambique, concretamente na cidade de Nacala, província de Nampula. De acordo com a operadora, a expansão deste sistema de fibra óptica impulsionará a adesão aos serviços de Internet e o crescimento da economia digital do país.
“Este é o primeiro cabo submarino a aterrar no Norte do país, após ter aterrado em Maputo [Sul] em Fevereiro, com a promessa de maior capacidade de internet e conectividade acelerada, apoiando a crescente economia digital em Moçambique”, disse a operadora.
Em comunicado, a operadora refere que a chegada do cabo submarino 2Africa em Nampula vai potencializar a inclusão digital em Moçambique, aumentando o acesso a serviços de internet de qualidade e investimentos em infra-estruturas de rede.
“Quando o sistema do cabo de fibra óptica for implantado, empresas e consumidores beneficiarão de melhor qualidade, confiabilidade e menor latência para serviços de Internet, incluindo teletrabalho, streaming de vídeo de alta definição, bem como aplicativos avançados de multimédia e vídeo móvel”, acrescentou a Vodacom.
Conforme o comunicado, o cabo 2Africa foi projectado para fornecer conectividade a 3 biliões de pessoas, interligando a Europa (com ligações em Portugal e Reino Unido), África (Senegal, Gana, Angola, África do Sul, Moçambique, Somália, Egipto, etc) e a Ásia (Iraque, Irão, Paquistão, Índia, entre outros países).
O cabo submarino 2Africa é um projecto de conectividade que resulta da colaboração entre várias operadoras de telecomunicações internacionais, como a China Mobile International, Meta, Bayobab, Orange Telecom Egypt; Vodafone/Vodacom, WIOCC e a Unitel.