Cabo submarino WACS previsto para voltar a operar a partir de hoje

AAI pede mais empresas privadas e menos estatais no mercado de cabos submarinos

A informação foi avançada pelo CEO da Openserve, Althon Beukes, cuja empresa actua como uma subsidiária da provedora estatal sul-africana de telecomunicações, a Telkon SA SOC Limited.

“A Openserve tem colaborado com os parceiros do consórcio para facilitar a restauração dos cabos e prevê que o cabo Wacs será restaurado amanhã, 6 de Setembro,” revelou o executivo nesta terça-feira (5).

A actualização surge semanas após o navio Léon Thévenin ter partido da Cidade do Cabo, em Agosto último, com uma tripulação e equipamentos para a reparação dos cabos submarinos WACS, SAT3 e ACE, dados como danificados no início daquele mês por um provável deslizamento de rochas num desfiladeiro submarino ao longo da costa da República Democrática do Congo.

Recorde-se que ao anunciar a ruptura dos três cabos submarinos a 8 de Agosto último, a Angola Cables, multinacional angolana de telecomunicações, avançou que a operacionalização dos cabos poderia ser reposta até ao princípio do corrente mês.

new_cognito

As previsões da Angola Cables estão alinhadas com as informações avançadas na última semana pelo porta-voz da também afectada Telecom Namibia, Nomvula Kambinda, segundo as quais as reparações dos três cabos “deverão estar concluídas até 8 de Setembro de 2023, dependendo das condições meteorológicas”.

Apesar da ruptura, o impacto do incidente na qualidade da Internet em Angola continua limitado devido a uma rota alternativa disponibilizada pelos sistemas submarinos da Angola Cables, nomeadamente o SACS e o MONET, que ligam Luanda ao Brasil e aos Estados Unidos, respectivamente.

 

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media