Cabo Verde passou, a partir desta segunda-feira (06), a ser um dos pontos de passagem e de distribuição do sinal do cabo submarino de fibra óptica EllaLink, ligando desta forma a Europa, África e América.
A cerimónia que marcou o momento da ligação do cabo submarino, foi presidido pelo Primeiro Ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, que no ato inaugural, considerou que o cabo submarino de fibra óptica de última geração, que agora liga Cabo Verde à Europa e à América Latina, é um factor importante para posicionar o país como um Hub Tecnológico relevante em África e no Atlântico.
Ulisses Correia e Silva destacou também a parceria da União Europeia e do Banco Europeu de Investimento pelo financiamento em 25 milhões de dólares.
“Agradeço à União Europeia e ao Banco Europeu de Investimento pela parceria no financiamento de 25 milhões de dólares à Cabo Verde Telecom e que torna realidade um empreendimento que marca uma nova era nas telecomunicações e internet em Cabo Verde, aumenta a competitividade do país e responde aos requisitos cada vez mais exigentes da Internet: a conectividade e a velocidade e transmissão de grande quantidade de dados a grandes distâncias” disse Ulisses Correia e Silva.
Para além do EllaLink, o cabo regional do sistema SHARE, que liga Dakar à cidade da Praia, está praticamente finalizado e vai entrar também brevemente em funcionamento, o que segundo o primeiro-ministro vai permitir melhorar consideravelmente a largura de banda total de exportação internacional entre Cabo Verde e Senegal e entre os países vizinhos da África Ocidental.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!