No exercício económico 2025, o Executivo angolano vai desembolsar 9,4 mil milhões de kwanzas, cerca de 10,3 milhões de dólares norte-americanos, à luz da taxa de câmbio média actual do Banco Nacional de Angola (BNA), para a “Construção do Centro Industrial de Tecnologia Avançada de Luanda”.
A informação sobre a construção da infra-estrutura tecnológica consta no Orçamento Geral do Estado (OGE) 2025, em vigor desde dia 1 de Janeiro. De acordo com os dados disponíveis no documento chancelado pelo Ministério das Finanças (MINFIN), o “Centro Industrial de Tecnologia Avançada de Luanda” vai ser instalado no município de Viana.
A infra-estrutura tecnológica, segundo os dados inscritos no OGE 2025, faz parte do leque de três projectos do “Programa do Emprego, Empreendedorismo e Formação Profissional” do Governo angolano, com despesas fixadas em 10 mil milhões de kwanzas (11 milhões de dólares).
À luz do “Programa do Emprego, Empreendedorismo e Formação Profissional”, o projecto de instalação do “Centro Industrial de Tecnologia Avançada de Luanda” lidera a lista de despesas do Executivo, sendo que, vai encaixar 94% do montante global a ser alocado no presente exercício económico.
No que toca às despesas com o referido programa, o projecto de “Capacitação E Qualificação Dos Recursos Humanos das Mpe” fica na segunda posição dos gastos, beneficiando de 400 milhões de kwanzas ( 438,5 mil dólares).
Do leque dos três projectos, a “Recuperação do Centro de Formação CBA” vai encaixar a menor verba, com a dotação financeira estimada em 200 milhões de kwanzas (219,2 mil dólares).
Vale recordar que em 2023 o Presidente da República, João Lourenço, inaugurou O Centro de Ciência de Luanda (CCL), espaço tecnológico implantado na antiga Fábrica de Sabão. Localizado na baixa da cidade, numa área de 6 mil metros quadrados, o CCL é, até aqui, o único no país dedicado à promoção da ciência, tecnologia e inovação.