Centro integrado de segurança pública chega à Huíla e Huambo

O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) terá, ainda este ano, instalações nas províncias da Huíla e Huambo, anunciou, o ministro do Interior, Eugénio Laborinho, quando falava por ocasião do primeiro aniversário do CISP Luanda, a 30 de Dezembro de 2020. Disse que a efeméride deve servir de reflexão e avaliar o impacto da implementação do sistema tecnológico instalado, com intuito de contribuir na garantia da segurança dos cidadãos.

O ministro do Interior, Eugénio Laborinho, reconheceu o empenho dos engenheiros, técnicos do Ministério do Interior e de todos os colaboradores, pela capacidade técnica demonstrada na abordagem com a empresa chinesa de exportação e importação de equipamentos eletrónicos CEIEC.

O ministro exortou os cidadãos a adoptarem medidas de segurança individual e colectiva, contribuindo para a manutenção da segurança pública. Eugénio Laborinho disse estar consciente que as câmaras de videovigilância não foram instaladas em todas as localidades consideradas de maior perigo, em Luanda. Garantiu que continuarão a ser envidados esforços para a colocação, “nos próximos tempos”, destes importantes meios de segurança pública. Para o governante, das maiores conquistas alcançadas em 2020 foi a assinatura do protocolo de cooperação entre o CISP e o Instituto Nacional da Criança (INAC), que permitiu a implementação da linha de denúncias de violência contra a criança.

Esta acção, denominada “SOS-Criança”, tem como objectivo melhorar a capacidade de resposta na protecção e desenvolvimento integral da criança. O CISP, segundo Eugénio Laborinho, veio demonstrar que este exercício é possível com o envolvimento de todos, integrando, partilhando as informações e permitindo a participação dos cidadãos na denúncia de situações que coloquem em causa a paz e tranquilidade pública, bem como o envolvimento de outros organismos públicos e privados. Eugénio Laborinho lembrou que se aguarda pela aprovação do Regulamento Orgânico do CISP, para a efectivação das nomeações e promoções dos efectivos que se têm empenhado no cumprimento das tarefas acometidas. “É do nosso interesse materializar esta acção com alguma brevidade, atendendo que vai conferir maior dignidade aos efectivos que, de forma interina, exercem cargos de chefia”, explicou. Laborinho agradeceu aos efectivos que, “com espírito de abnegação e compromisso com a Pátria”, garantiram o funcionamento do principal ponto de entrada de informação sobre a situação da Covid-19 no país.

O ministro apelou aos cidadãos “a evitarem efectuar chamadas de forma abusiva e desnecessária” para o número de emergência 111, do CISP.

 
 
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!

Partilhar artigo:

Tags:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media