O presidente da República Federal da Nigéria, Bola Tinubu, na qualidade de titular do poder executivo, nomeou o CEO da startup CcHub, Bosun Tijani, para o cargo de ministro das Comunicações, Inovação e Economia Digital do referido país.
A nomeação de Bosun Tijani representa um marco significativo no ecossistema de inovação da Nigéria, visto que o CEO é o primeiro membro da comunidade tecnológica a ocupar esta função sem nunca ter exercido um cargo similar no governo nigeriano.
Conforme a imprensa local, esta nomeação sinaliza igualmente uma mudança promissora na governação de Bola Tinubu, uma vez que a norma de funcionários públicos e políticos da Nigéria nomeados para este cargo exige que os candidatos tenham exercido anteriormente funções ligadas ao referido ministério.
O ex-ministro das comunicações e economia digital, Isa Pantanmi, por exemplo, antes de dirigir o referido ministério, actuou como director-geral da Agência Nacional de Desenvolvimento de Tecnologia de Informação da Nigéria.
Por esta razão, a nomeação do CEO da startup CcHub foi alvo de muitas objecções, tendo sido, inclusive, considerado como um candidato inapropriado para exercer o cargo para o qual foi indicado.
Além disso, em 2020, Bosun Tijani fez duras repreensões ao presidente da Nigéria, e ao seu antecessor, Muhammadu Buhari, que os críticos políticos do país citaram para declará-lo incapaz de ser ministro. No entanto, muitos outros membros do congresso nigeriano e do sector tecnológico, em geral, mostraram-se satisfeitos com a decisão do presidente.
“Bola Tinubu havia prometido incluir tecnocratas na sua lista de ministros e estamos felizes por ele ter cumprido essa promessa”, disseram alguns apoiantes, salientando que o presidente da Nigéria tomou uma óptima decisão ao escolher Bosun Tijani para exercer o cargo de ministro das Comunicações, Inovação e Economia Digital do país.
O empresário de 46 anos tem agora a tarefa de elaborar políticas impactantes que impulsionem a inovação e promovam as comunicações, o ecossistema tecnológico e a economia digital do país.
Com presença na Nigéria, Quénia e Namíbia, a CcHub tornou-se um catalisador significativo para o avanço tecnológico africano, tendo se comprometido a capacitar 95 startups em estágio inicial, incluindo aquelas que trazem inovação e melhorias para os sistemas de educação e saúde da África.