Changpeng Zhao renuncia ao cargo de CEO da Binance

Changpeng Zhao renuncia ao cargo de CEO da Binance

O fundador da Binance, Changpeng Zhao, renunciou nesta terça-feira (21) ao cargo de CEO da maior correctora de criptomoedas do mundo, após declarar-se culpado num processo criminal em que é acusado de conduzir um negócio de transmissão de dinheiro não licenciado, conspiração e violação de regulamentos de sanções dos EUA.

A decisão de renúncia é parte de um acordo de 4,3 mil milhões de dólares norte-americanos entre o Departamento de Justiça dos Estados Unidos e a Binance, que também declarou-se culpada no processo. O acordo exige também a Changpeng Zhao o pagamento de 50 milhões de dólares como multa.

Segundo a Reuters, o acordo entre as partes encerra o processo criminal iniciado em Junho último contra a Binance, mas proíbe Changpeng Zhao de manter qualquer envolvimento com a correctora. A proibição começa após da aceitação da confissão e termina três anos a partir da data em que o monitor é nomeado.

“Hoje, deixei o cargo de CEO da Binance. É certo que não foi fácil desapegar-se emocionalmente. Mas, sei que é o certo a fazer. Cometi erros e devo assumir a responsabilidade. Isso é melhor para a nossa comunidade, para a Binance e para mim. A Binance não é mais um bebê. É hora de deixá-la andar e correr. Eu sei que a Binance continuará a crescer e a se destacar com o banco profundo que possui,” escreveu Changpeng Zhao no X.

Com a renúncia de Changpeng Zhao, Richard Teng, que até então actuava como chefe global dos mercados regionais, assume como novo CEO. O anúncio foi feito pelo próprio fundador da Binance na sua longa publicação no X. Em resposta, Richard Teng disse pretender usar todo o seu conhecimento para garantir um futuro brilhante à correctora.

“Tenho o prazer de anunciar que @_RichardTeng, nosso agora ex-chefe global de mercados regionais, foi nomeado hoje o novo CEO da Binance. Richard é um líder altamente qualificado e, com mais de três décadas de experiência em serviços financeiros e regulatórios, conduzirá a empresa no seu próximo período de crescimento. Ele garantirá que a Binance cumpra a nossa próxima fase de segurança, transparência, conformidade e crescimento,” anunciou Changpeng Zhao.

O departamento do Tesouro dos Estados Unidos disse, na terça-feira (21), que a empresa não reportou devidamente “mais de 100.000 transacções suspeitas” ligadas a ataques cibernéticos, abuso sexual infantil, comércio de narcóticos e grupos terroristas como Al-Qaeda, Estado Islâmico, Irmandade Muçulmana e Hamas.

As directrizes de condenação dos EUA exigem pena de prisão de 10 a 18 meses pelas acusações que pesam sobre Changpeng Zhao. Segundo o New York Times, os promotores pedem uma pena de prisão de 18 meses para aquele que é tido como um dos ícones do mundo das criptomoedas. Entretanto, o Financial Times avança que o ex-CEO da Binance ficará, por enquanto, em liberdade até a sua audiência marcada para 23 de Fevereiro de 2024, porque pagou uma fiança de 175 milhões de dólares.

 

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media