China lança o primeiro satélite para testar tecnologia 6G

China lança o primeiro satélite para testar tecnologia 6G

A China Mobile, considerada a maior operadora de telecomunicações do mundo, lançou com sucesso o primeiro satélite para testar a arquitetura 6G, uma inovação que deverá ser 50 vezes mais rápida que a tecnologia 5G.

Especialistas apontam que o satélite de baixa órbita terrestre, lançado no passado sábado (03) com um outro satélite 5G, é uma inovação para o sector, o que permite cobrir melhor as regiões carentes de Internet, além de contar com auxílio da Inteligência Artificial.

“O satélite irá testar a arquitetura 6G e usará software e hardware domésticos que suporta a reconstrução de software em órbita, implantação flexível de funções centrais de rede e gestão automatizada, aumentando a eficiência e confiabilidade da operação em órbita da rede principal de satélites”, disse a China Mobile.

De acordo com o jornal China Daily, o satélite hospeda uma arquitectura autónoma distribuída para a tecnologia 6G, que foi desenvolvida pela China Mobile e pela Academia Chinesa de Ciências da Inovação para Microsatélites.

O jornal referiu também que o dispositivo foi configurado para operar a uma altura de aproximadamente 500 quilómetros, oferecendo vantagens como baixa latência e altas taxas de transferência de dados em comparação com os de alta órbita, que operam a uma altura de 36.000 quilómetros.

“Colocar esses satélites de baixa órbita terrestre permite maior cobertura de sinal de telecomunicações em redes móveis terrestres, fornecendo serviços de Internet via satélite de maior largura de banda em todo o mundo”, disse a gigante das telecomunicações.

A China Mobile referiu que deverá conduzir, nos próximos tempos, experimentos em órbita com base nesses satélites de teste, acelerando a integração e desenvolvimento das indústrias de tecnologia espaço-terra.

 

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

Partilhar artigo:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media