Conversas 4.0: A transformação digital e o papel dos profissionais de TI

A edição desta terça-feira (03), do programa conversas 4.0, trouxe para o tema de debate, convidados como: Alaney Dória, CEO do Allien Group, Cipriano Sikito, Director Técnico da Omnidata e Kiesse Canito, representante do Tech 21 África, para uma discussão que esteve sob moderação de Edilson Almeida.

O objectivo desta edição, foi o de perceber qual o impacto e a importância da transformação digital a nível das organizações.

Edilson Almeida abriu o debate dizendo que, a tecnologia tem influenciado drasticamente o sector empresarial, devendo ao facto de ter toda a comunicação voltada ao universo digital.

Na sua intervenção, Alaney Dória fez saber que, a transformação digital é todo o processo que resulta da integração da tecnologia com processos de trabalho de uma empresa, começando desde, a automatização e a digitalização de processos. Acrescenta Alaney que, este processo é possível quando tem-se em conta as questões de mudança de mentalidade e inserção de novos processos.

Questionado sobre como é a mudança de mentalidade, Alaney Dória rebateu que, o processo de mudança de mentalidade tem que ver com a mudança de pessoas integrantes de uma organização. “O software por si só, não vai mudar a empresa, as pessoas, aprendendo a manejar o software, é que poderão mudar a empresa”, disse.

Acrescentou que, o constante aprendizado implica aprender constantemente sobre as novas ferramentas tecnológicas.

Ao longo do debate, Edilson Almeida procurava perceber se, a transformação digital consiste em digitalização, desmaterialização , disrupção e democratização, pelo que, respondeu Cipriano Sikito que, não obstante os factores supracitados, a transformação digital segue-se pela automatização e inovação.

Por outro lado, Alaney Dória, ainda fez saber que, dependendo do tipo de empresa, há uma necessidade de educar as pessoas e fazê-las perceber sobre as vantagens da adopção da transformação digital. “Quando nós educamos as pessoas e fazemo-las perceber sobre as vantagens, elas viram as principais motivadoras ao crescimento empresarial”. Ainda acrescenta que, “quando se implementa mal, há resistência por parte do utilizador, mesmo que ele possa ver as grandes vantagens”.

Cipriano Sikito recomenda as empresas a iniciarem o processo de transformação digital. “A transformação digital não acontece automaticamente se ninguém iniciar o processo. Todos nós, quer queiramos quer não, estamos inseridos no processo de transformação digital”.

Adverte ainda que, as empresas não dedicadas aos serviços de tecnologia, não têm a necessidade de ter um Data Center, podendo apenas adoptar pela terceirização deste serviço.

Questionado sobre qual deve ser o posicionamento de um profissional de TI dentro das organizações, quando dentro da mesma, o CEO não abraça essa ferramenta, Kiesse Canito respondeu que, todo o processo de transformação deve ser encabeçado pela liderança e quanto a transformação digital, Kiesse Canito defendeu que a transformação digital é uma questão de estratégia que visa tornar as organizações relevantes numa era onde o cliente está cada vez mais conectado e quer fazer tudo por meio do seu smartphone. Assim sendo, é exigido que as organizações adoptem processos digitais, como forma de reduzir custos e encontrarem novos modelos de negócio.

Relativamente à Angola, disseram os especialistas, já haverem indicadores de que o país está a participar em projectos de transformação digital.

Em recta final, os especialistas foram unânimes a ideia de que, os líderes e as organizações devem fazer uma adaptação e constante actualização às tecnologias para se colocarem à exigência do mercado.

O programa conversas 4.0 acontece todas as terças-feiras, das 10 as 11horas, na LAC ( Luanda Antena Comercial), sob moderação de Edilson Almeida, e tem uma extensão em live, a ser exibido as 19 horas do mesmo dia, no Facebook do Tech 21 Africa.

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

 

Partilhar artigo:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media