101
Decisores da administração pública e do sector privado reuniram-se na última semana, durante o evento Business & Breakfast, para discutir a automação de processos e a sua importância para reduzir a burocracia, reduzir custos e modernizar as organizações.
O evento, realizado pela revista Economia e Mercado, explorou como estas ferramentas permitem economia de tempo e recursos, maior acessibilidade da população a mais e melhores recursos e como grandes problemas de ineficiências podem ser resolvidos.
Para a directora de operações da TIS, Sandra Camelo, a iniciativa foi uma oportunidade única para unir esforços entre os sectores na procura de soluções que tornem as empresas mais eficientes e competitivas.
“Este evento foi uma oportunidade única para unir esforços entre o sector público e privado na procura de soluções que nos tornem mais eficientes e competitivos. A automação de processos é um elemento transformador para desburocratizar e criar valor para as pessoas e para as empresas,” afirmou.
Durante o evento, a aprovação da Agenda de Transição Digital, documento que reúne 218 projectos estratégicos, com iniciativas que simplificam licenças, facilitam a identificação de cidadãos e partilham dados entre instituições, foi citada como um marco.
Paralelamente, foram também discutidas a importância da aposta na educação, nas infra-estruturas e no acesso à Internet como peças essenciais na modernização e para a implementação deste tipo de ferramentas que sustentam as iniciativas de digitalização.
O Business and Breakfast, subordinado ao tema “Automação de Processos — Impactos na Administração Pública e nos Negócios”, foi um ponto de partida para ampliar o diálogo sobre automação e digitalização em Angola, refere a TIS em comunicado.