Dia Mundial da Meteorologia

Instituído pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM) em 1950, o 23 de Março, Dia Mundial da Meteorologia, é celebrado anualmente em todo o mundo. Angola, aderiu a Convenção desta Organização Mundial, que conta com 193 Estados-Membros e Territórios em 1976, um ano, após a proclamação da Independência Nacional, um sinal claro da importância que o país e Governo, têm dado as questões ligadas a meteorologia.

Em 2022, o Dia Meteorológico Mundial – 23 de Março de 2022 é celebrado em todo o mundo com o lema “Alerta Precoce e Acção Precoce”, uma tentativa de chamar a atenção dos 193 países e Estados-Membros e Territórios, sobre a importância vital da Informação Hidrometeorológica e Climática na Redução do Risco de Desastres ligados ao clima, com base em sistemas de alertas e respostas precoces. O lema deste ano, destaca algumas das razões da instituição da data. Como se sabe, a atividade meteorológica a abrange sectores, como: energético; recursos hídricos; agrícola; aviação; saúde e da defesa civil, ou seja, vai muito além de saber se vai chover amanhã ou nos próximos dias.

Em Angola, o Governo, através do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET), entidade tutelada pelo Ministério de Telecomunicações e Tecnologia da Informação e Comunicação Social (MINTTICS), está a desenvolver em parceira com Météo-France Internacional (MFI), com previsão de conclusão nos próximos meses, um projecto de modernização, iniciado em 2018, que permitirá ao INAMET transformar-se num actor público efectivo e permanente de importância social e económica de referência em relação a informação sobre o tempo, clima, mas não só, no cenário nacional e internacional.

Esse projecto de modernização do INAMET consubstacia-se na implementação do Sistema de Informação de última geração que inclui as telecomunicações, gestão e processamento de dados, bem como a previsão do tempo a base do modelo regional, neste momento com um grau de execução na ordem dos 85%; reforço da rede nacional de observação (superfície e ar superior), que apresenta um grau de execução ainda baixo (28%), mas que poderá nos próximos 3 meses ser alterado, para melhor. Por motivos vários, foi a área do projecto mais impactada negativamente pela Covid-19, bem como a capacitação do pessoal do INAMET promovida por especialistas da Météo-France Internacional, que apresenta um grau de execução, conforme o programa de formação de cerca de 57%.

new_cognito

Assim, neste Dia ímpar ligado a Meteorologia, o INAMET, chama a atenção dos indivíduos de uma forma geral e em particular as empresas em relação a importância e valorização da informação sobre o tempo, clima e não só, para a organização da agenda diária e da previsão de atividades, bem como eventos das instituições, mas informa, que possui total disponibilidade para continuar a dialogar e esclarecer a sociedade em geral sobre a importância da sua actuação nos mais variados sectores da sociedade.

Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, aos 23 de Março de 2022.

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

new_cognito

 

 

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media