Empreendedorismo digital em Angola caminha a bom ritmo

Realizou-se, na passada quinta-feira (22), no Memorial Dr. António Agostinho Neto, em Luanda, o primeiro Fórum Angolano de Empreendedorismo Digital (FAED), sob organização da Academia Alta Finança e da Tech21 África.

O FAED surge numa época em que Angola regista muita visibilidade a nível de iniciativas de empreendedorismo digital e, com estas, vêm acompanhadas implicações como: o panorama actual do empreendedorismo digital a nível global; benefícios económicos do empreendedorismo digital para Angola; principais nichos de mercado para empreender no digital; principais tendências do marketing digital para 2021; sistemas de pagamento e os desafios da dinamização do empreendedorismo digital em Angola e o papel da infraestrutura de TI no fomento ao empreendedorismo digital, temas esses que foram debatidos em 6 painéis.

O presídio concentrou empreendedores que, sob moderação da escritora Sandra Mateus, fizeram curtas abordagens que eram mediadas de modo presencial e remoto.

Os participantes consentiram que o empreendedorismo digital é o que mais cresce a nível global, sendo que, em Angola, a pandemia da Covid-19 é tida como um dos principais aceleradores.

O empreendedorismo digital, consideram os especialistas, é uma vantagem para o crescimento económico do país mas que, ainda assim, apontaram pelos pontos críticos ligados à: concorrência desleal; a falta de infraestruturas estendidas um pouco por todo o país; o elevado custo dos serviços de internet; a fraca literacia digital e os problemas com sistemas de pagamentos para os serviços de comércio electrónico.

Por outro lado, os empreendedores olharam pelo acelerar do Empreendedorismo Digital em Angola, por meio do estudo assertivo do mercado para identificação e selecção dos nichos, igualmente pela criação de pequenas infraestruturas de inclusão digital e, por fim, uma legislação que atenta aos problemas locais.

Quando se fala de empreendedorismo digital em Angola, as estatísticas nos mostram para empresas com pouco menos de 20 anos de existência, no território nacional e, na sua maioria, lideradas por jovens.

Foi então que, o primeiro Fórum Angolano de Empreendedorismo Digital contou com oradores como: Jorge Baptista, Presidente da Associação de Empreendedores de Angola; Neusa Pinto Fundadora e Facilitadora no Kitadi Detox Financeiro; Jordão Neto, CEO da Bwe VIP Group; Djanira Barbosa, CEO da Limonada AO e criadora do kaluanda Fest; Sarchel Necésio, CEO do Platina Line; Valdemar Vieira Dias, CEO da Valmonteiro; Meike Neves, Criador de Conteúdo Digital; Luís José, Partner Developer Primavera; Fábio José, Business Developer da Multipla; Aniceto Carvalho, CEO Mwango Brain; Marcelo Santos, Business Developer; Emerson Paim, CEO do Kubinga; Denivaldo Neto, CEO do AKI e Airton Lucas, Co-Fundador da Usekamba.

E mereceu também as presenças de moderadores como: Zedilson Almeida, Director Geral do Manifexto; Haymmé Cogle, Líder Local do Founder Institute; Edilson Almeida, Team Líder de Comunicação da Tech21 África; Agostinho Kissama, da Equipa Digital; Alcino Camota, Team Leader de Projectos da Tech21 África e, por fim, Seidou Ndolumingo, CEO do Portal de TI.

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media