Os engenheiros do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (da sigla inglesa – MIT) criaram um material ultrafino que é tão leve quanto o plástico, mas mais forte que o aço que pode revolucionar vários sectores de negócio com destaque para a produção de veículos e dispositivos electrónicos.
Depois de vários anos de pesquisa, os engenheiros do MIT envolvidos neste projecto liderado pelo professor de engenharia química e autor sénior do estudo, Michael Strano, revelam que o novo material pode ser usado também no ramo da construção de estruturas como pontes.
De acordo com o comunicado de imprensa, os engenheiros usaram uma técnica de fabricação que anteriormente era considerada impossível – a equipa polimerizou com sucesso um material em duas dimensões.
A pesquisa detalhou o método pioneiro que permite com que os polímeros formem folhas 2D, mantendo sua resistência. O material ultrafino foi produzido usando um novo processo de polimerização.
Os pesquisadores revelaram que é necessária uma força quatro a seis vezes maior que a do vidro à prova de balas para deformar o material e uma força duas vezes maior que a do aço para quebrar o material.
O material apelidado de 2DPA-1, também é impermeável a gases, podendo permitir a criação de revestimentos ultrafinos que podem impedir completamente a passagem de água ou gases.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!