A ENSA – Seguros de Angola S.A, principal seguradora do país, foi alegadamente alvo de um ataque de ransomware que terá resultado no acesso a mais de 2 terabytes de dados, incluindo dados de clientes.
Créditos: D.R
O incidente foi reivindicado pelo grupo de hackers BianLian, que alega ter sob sua posse 2.8 terabytes de dados relactivos a clientes, finanças, contabilidade, recursos humanos, negócios e e-mails internos.
Para já, não há confirmação de que os dados em causa tenham sido criptografados pelo grupo, como geralmente ocorre em ataques dessa natureza. Informações recentes sobre a actividade do BianLian indicam que o grupo mudou de estratégia, passando a exfiltrar os dados das vítimas e usá-los para extorsão ao invés de criptografá-los e exigir recompensas.
Os primeiros ataques reivindicados pelo grupo surgiram em Julho de 2022. Desde então, o BianLian vem fazendo várias vítimas de alto perfil em todo mundo. As principais regiões de foco do grupo incluem a América do Norte, onde se destaca os EUA com 57% dos ataques; a parte Ocidental da Europa, com o Reino Unido registando 11% dos ataques; a Austrália (7%) e a Índia (6%), sendo o país mais visado na Ásia.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!