De acordo com o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), Mário Oliveira, a trajectória do Angosat-2 está a ser monitorada por especialistas angolanos, a partir do Centro de Controlo e Emissão de Satélite da Funda, em Luanda.
“Nós temos uma equipa na Funda e neste preciso momento é ela que tem estado a olhar para o comportamento do satélite. São nossos quadros angolanos que estão a olhar em primeira instância para o comportamento do satélite”, avançou o ministro à Rádio Nacional de Angola.
Mário Oliveira, que falava durante uma visita realizada à Embaixada de Angola na Rússia, disse ainda que a equipa formada por angolanos conta com o auxílio das equipas russas, tanto da que está no cósmodromo de Baikonur quanto da que está na capital do país, Moscovo.
Recorde-se que o AngoSat-2 foi lançado na última quarta-feira (12), na estação aeroespacial de Baikonur, no Cazaquistão. Segundo Embaixador da Rússia em Angola, Vladimir Tararov, o satélite já enviou os primeiros sinais à terra, demonstrando assim que todos os sistemas estão conforme as normas do projecto.