Primeiro, para quem não sabe, eu trabalho numa startup de tecnologia e educação. No mês passado, completei 2 anos nessa mesma Startup, então decidi partilhar com vocês a minha experiência sobre as vantagens e desvantagens de se trabalhar numa Startup, especialmente no nosso mercado angolano.
O que é uma Startup?
De acordo com o wikipedia, uma startup é uma “empresa” recém-criada ainda em fase de desenvolvimento que é normalmente de base tecnológica, mas pode aparecer em vários sectores.
Separei 3 vantagens e desvantagens de se trabalhar em uma startup. Sem mais delongas vamos ao que te trouxe aqui.
Vantagens.
1- Autonomia:
Geralmente nas empresas tradicionais você tem aquela obrigação de estar lá todos os dias das 8h às 16h ou 17h, cumprir a formalidade e aquela burocracia toda. Nas startups isso é diferente, você não é obrigado a isso.
Por exemplo, eu geralmente trabalho em casa, vou no escritório quando é necessário ou quando há uma reunião presencial. Me sinto muito mais autônomo quando acordo a qualquer momento e me visto como eu quiser para poder trabalhar em casa.
2- Redes de Contacto ou Networking:
Tem uma frase do Henrique Bastos que é meu instrutor que eu carrego comigo:
“As melhores oportunidades vêm das conexões humanas que você forma ao longo da sua carreira.”
Trabalhar nesses ambientes te dão a oportunidade de você se conectar com pessoas de várias áreas. Eu particularmente, já tive a oportunidade de conhecer profissionais muito interessantes que hoje alguns acabaram por se tornar parceiros de alguns projectos que hoje tenho orgulho.
3- Aprender o tempo todo:
Se você gosta muito de aprender, estar sempre actualizado, entender como as coisas funcionam, sobre o que está por vir, quais são as novas tendências e tecnologias do mercado, isso pode ser uma boa vantagem para você. Nesse ecossistema das startup tudo pode acontecer, então você é obrigado a estar sempre de olhos abertos e bem mesmo.
Desvantagens
1- Apagar fogo a qualquer momento:
As startups começam com poucas pessoas, às vezes uma acaba por exercer 3 ou 4 funções diferentes, a dependência da empresa por você é muito maior. A tua carga horária de trabalho pode ser muito pesada no início, incluindo finais de semana e feriados em que você pode receber uma chamada para resolver um problema.
2- Falta de infraestrutura:
As Startups normalmente possuem pouco dinheiro, inclusive para investir em infraestruturas ou em outros recursos. Limitações dos recursos, sejam recursos humanos ou mão de obra, instalações ou ferramentas. Você precisará encontrar soluções viáveis dentro do orçamento existente e precisará estar aberto para executar diversas funções.
Soluções, hoje já existem em Luanda alguns coworking que oferecem espaços (embora pequenos), para que algumas Startups possam alugar e manter uma infraestrutura melhor.
3- Assumir altos riscos ou instabilidade:
Na verdade, isso não é uma desvantagem exclusivamente das startups, como diz o meu amigo Andrade Caetano: o mercado é agressivo, e ele está certo. O mercado de Luanda particularmente é muito “violento”, Luanda é capital de Angola e a cidade mais populosa, basicamente é aqui onde todas as coisas do país acontecem, você tem sempre novos projectos, novas ideias (que podem não dar certo), novas empresas a fechar, algumas a demitir. A instabilidade no mercado das startups é muito maior do que nas outras empresas tradicionais.
Só para ter uma ideia, de acordo com o Ministério da Economia, a taxa de mortalidade anual das empresas em Angola ronda os 70%, ou seja, por cada 100 empresas criadas, no prazo de um ano, apenas 30 sobrevivem.