Estabelecimentos prisionais vão contar com salas de visitas virtuais

Os agentes dos estabelecimentos penitenciários participam desde ontem de uma formação para o domínio das ferramentas do projectos dos parlatórios virtuais que estão a ser construídos no estabelecimento penitenciário de Viana.

De acordo com a equipa técnica que participa da construção dos referidos parlatórios e do treinamento do manuseio dos meios, o projecto  visa salvaguardar a questão relativa ao contacto dos reclusos com os advogados, familiares e outras pessoas próximas, uma vez que as visitas de familiares aos reclusos, estão proibidas desde o passado mês de Março.

Relativamente ao orçamento do projecto da construção das salas (ou parlatórios) virtuais, a equipa técnica avançou que cada sala irá custar cerca de 30 mil dólares para o caso dos estabelecimentos que não têm até ao momento uma sala de informática com acesso à Internet, e 20 mil dólares para os estabelecimentos com salas de informática. A equipa justificou que alguns estabelecimentos que se encontram em zonas remotas, a ligação da internet será por satélite, que de acordo com a equipa, esse tipo de ligação envolve custos muitos altos.

O Inspector Menezes Cassoma, falando no Jornal da Noite da TV Zimbo, avançou que para os familiares efectuarem o contacto, deverão agendar a partir de casa ou de qualquer outro lugar, por meio de um smartphone ou um computador, e posteriormente efectuar a referida visita virtual.

“Uma das grandes vantagens é que na visita física há um números reduzido de visitantes, enquanto que com o parlatório virtual, toda família poderá participar da visita”, explicou o Inspector.

Por outro lado, Cecília Daniel, Secretária do Estado para os Direitos Humanos, disse que: “A ideia dessa formação como cumprimento desse projecto, importante no sentido em que os nossos agentes penitenciários terão informação sobre as ferramentas do parlatório virtual”. 

A ideia é formar numa primeira fase, cerca de 80 agentes dos serviços prisionais, com objectivo de se estender para as 44 cadeias do país. No dia 24 ou 25 do corrente mês, está prevista a inauguração dos primeiros 4 parlatórios.

 
 
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!

Partilhar artigo:

Tags:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media