586
O Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) firmou com a MSTelcom uma parceria estratégica, com vista a fortalecer a conectividade de banda larga no país através do aproveitamento da infra-estrutura terrestre da MSTelcom e as capacidades de comunicação via satélite do GGPEN, para fornecer serviços de Internet de banda larga confiáveis e acessíveis, mesmo nas áreas mais remotas do país.
De acordo com o site de notícias Space in Africa, um dos promotores da Conferência NewSpace Africa 2024, o acordo estabelece que a MSTelcom integre as suas avançadas redes de transmissão de fibra óptica e microondas com a plataforma de satélite do GGPEN, criando um sistema robusto e redundante para entrega contínua de banda larga.
Esta colaboração “permitirá o acesso à Internet de alta velocidade a famílias, empresas, instituições governamentais e outros sectores que têm sido mal servidos ou que carecem totalmente de conectividade”.
Espera-se que a parceria entre o GGPEN e a MSTelcom reduza a exclusão digital, promova o crescimento económico, melhore o acesso aos serviços de educação e saúde e permita a transformação digital em vários sectores em Angola.
A parceria foi rubricada na passada quarta-feira (3) pelo director geral do GGPEN, Zolana João, e pela CEO da MSTelcom, Felisberta de Jesus, à margem da Conferência NewSpace Africa, que decorreu de 2 a 5 de Abril em Luanda. O Acto foi presenciado pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira.