Google expulsa engenheiro por dizer que o chatbot de inteligência artificial é uma pessoa consciente

África: ministros das TIC aprovam estratégia continental de IA e o Pacto Digital Africano

A Google da Alphabet, revelou que demitiu um engenheiro de software sénior por ter alegado que o chatbot de inteligência artificial (IA) da empresa, LaMDA, era uma pessoa consciente.

A empresa informou que colocou o engenheiro de software Blake Lemoine de licença no mês passado, por violação das políticas da empresa, tendo considerado suas alegações sobre o LaMDA como “totalmente infundadas”.

“É lamentável que, apesar do longo envolvimento neste tópico, Blake ainda tenha optado por violar persistentemente políticas claras de emprego e segurança de dados que incluem a necessidade de proteger as informações do produto”, disse um porta-voz à Reuters.

No ano passado, a Google referiu que o LaMDA – Language Model for Dialogue Applications – foi construído com base na pesquisa da empresa, mostrando que modelos de linguagem baseados em “Transformers” treinados em diálogo, podem aprender a falar essencialmente sobre qualquer coisa.

A Google e muitos cientistas importantes foram rápidos em descartar as opiniões de Lemoine, dizendo que o LaMDA é simplesmente um algoritmo complexo projectado para gerar uma linguagem humana convincente.

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media