Chama-se MusicLM e, de acordo com a descrição da Google, é uma nova ferramenta experimental movida por inteligência artificial (IA) que pode transformar as suas descrições de texto em músicas, bastando para tal um comando de texto que o direccione para o estilo que pretende ouvir.
“A partir de hoje, você pode se inscrever para experimentá-lo no AI Test Kitchen na web, Android ou iOS. Basta digitar um prompt como “jazz cheio de alma para um jantar” e o MusicLM criará duas versões da música para você. Você pode ouvir as duas e escolher a faixa que você mais gosta, o que ajudará a melhorar o modelo,” anunciou a empresa em comunicado nesta quarta-feira (10).
No informe, a empresa revela também estar a trabalhar com músicos e a realizar workshops para ver como essa tecnologia pode capacitar o processo criativo, por considerar que “a inovação responsável não acontece isoladamente”.
A empresa apresentou inicialmente o seu conceito de música gerada por ferramentas de IA em Janeiro último com a divulgação de uma pesquisa sobre o MusicLM. Considerando as preocupações com os direitos autorais, a tecnológica disse, na altura, que não havia planos para disponibilizar a ferramenta ao público, entretanto o passo dado nesta semana indica uma mudança de posicionamento, sustentada pelas alterações restritivas feitas ao nível das permissões do MusicLM.
Por exemplo, a versão do MusicLM disponibilizada ao público não permite aos utilizadores gerarem músicas com artistas ou vozes específicas, uma medida que deverá ajudar a Google a evitar reivindicações sobre direitos autorais ao mesmo tempo que impede os utilizadores de gerarem e atribuírem aos artistas “falsas músicas novas” com a intenção de vendê-las a altos preços.
Este anúncio abre mais uma frente na corrida pelo desenvolvimento de soluções inovadores movidas por inteligência artificial. Até agora o ChatGPT e a sua capacidade de geração de textos foi a principal atracção do segmento, entretanto pelo potencial industrial que representam é esperado que soluções de geração de imagens e músicas também possam agitar a concorrência entre as empresas do sector tecnológico envolvidas na corrida. Para se inscrever e testar o MusicLM, clique aqui.