O Banco Central do Lesoto (CBL, na sigla inglesa) informou ter restaurado as transferências interbancárias e internacionais, três dias após a instituição reportar um ataque cibernético que paralisou todo o sistema de pagamentos do país. Enquanto isso, os atrasos nos serviços de pagamento permanecem por todo o país até à data da redacção desta matéria, uma situação que, aliás, foi prevista pelo banco central no seu último informe.
“A Associação de Banqueiros do Lesoto e o Banco Central do Lesoto desejam informar o público que o sector bancário é agora capaz de processar transferências interbancárias (…). Todos os bancos agora podem processar transacções para outros bancos”, anunciou o banco central em um comunicado conjunto.
Apesar de alguns media locais e regionais reportarem que a paralisação durou 8 dias e a confirmação do banco central surgir a 11 de Dezembro, os informes consultados pelo Portal de T.I confirmam que o primeiro comunicado oficial do CBL sobre o incidente surgiu a 12 de Dezembro, o segundo comunicado, que anuncia a restauração dos serviços, surgiu no dia 15. O que leva a concluir que, durante 3 dias, os pagamentos interbancários e internacionais encaminhados através do Lesoto estiveram fora de serviço em todo o território.
No comunicado que anunciou o incidente, datado de 12 de Dezembro, o CBL assegura que o ataque não resultou em perdas financeiras ou de outra ordem. Tendo igualmente avançado que, por precaução, manteve suspenso alguns dos seus sistemas, para evitar novas infiltrações. Esta medida, no entanto, resultou em atrasos nos serviços de pagamento por todo o país, como previsto pelo CBL no documento.
Apesar de comunicar que “todos os bancos agora podem processar transacções para outros bancos”, o CBL observa que nem todos os problemas foram superados, pois os esforços para a melhoria do sistema de pagamentos do país, que conta com uma população estimada em 2,281 milhões de habitantes, continuam.
“A indústria está a fazer tudo o que pode para agilizar os pagamentos o mais rápido possível e o público é avisado de que pode haver alguns atrasos esperados durante esta operação”, sublinha.
A Associação de Banqueiros do Lesoto e o Banco Central do Lesoto prometem fornecer mais actualizações à medida o inquérito para apurar as causas do incidente e os trabalhos para a normalização dos serviços continuam.