A falta de internet e de energia eléctrica tem dificultado a arrecadação de receitas através da plataforma de Referência Única de Pagamento ao Estado (RUPE) e do Portal do Munícipe, na província do Huambo, avançou a ANGOP nesta segunda-feira (21).
De acordo com o Delegado das Finanças na província do Huambo, João Bastos, citado pela agência, há na província, administrações municipais sem condições de energia e internet para que a arrecadação de receitas, através do Portal do Munícipe, seja efectiva. Situação semelhante enfrentam algumas instituições de ensino geral e universitário na garantia do normal funcionamento do RUPE.
Apesar das dificuldades, o Delegado considerou satisfatórios os resultados alcançados, em termos de arrecadação de receitas durante o ano de 2021, com um total de 514 milhões de kwanzas, contra os mais de 120 milhões registados em 2020.
João Bastos assegurou que a Delegação que representa vai continuar a trabalhar junto das referidas instituições, no sentido de se ultrapassarem as dificuldades com a internet e a electricidade, de modo a se elevar as taxas em termos de arrecadação de receitas.
O Portal do Munícipe está disponível na web desde 2017, e permite a prestação de mais de 500 serviços para a arrecadação de receitas próprias dos órgãos de Administração Local, que vão para a conta agregadora.
Já o RUPE é ligeiramente mais novo que o primeiro, foi lançado em 2018, e permite a arrecadação de receitas próprias para as instituições de ensino geral e universitário.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!