A HUAWEI entregou na passada sexta-feira(21) meios informáticos e tecnologias de informação para auxiliar o Ministério das Relações Exteriores (MIREX) e reforçar a sua capacidade de inclusão digital.
O acto realizado no edifício sede do Mirex, culminou com a assinatura de um memorando entre as duas instituições no domínio tecnológico.
Segundo uma nota enviada ao Portal de T.I, fazem parte da oferta um conjunto de computadores, projectores e sistemas de video conferência, para apoiar o governo angolano nas comunicações especialmente nesta fase do COVID em que as reuniões são feitas por conferência devido o distanciamento que nos é imposto. Em função da pandemia os novos meios irão facilitar as comunicações.
A HUAWEI tem reafirmado o seu compromisso com a modernização e desenvolvimento do sector das telecomunicações, no sentido de acelerar a sua inserção na economia do conhecimento, tirando proveito das infraestruturas tecnológicas existentes, que colocam Angola na posição de se tornar um hub regional de tecnologias de informação e comunicações.
Durante a assinatura do memorando, a secretária de Estado para Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, adiantou que o documento assinado com a HUAWEI, reflecte a excelência das relações político-diplomática e de cooperação entre Angola e a China, sendo uma mais valia para o MIREX, uma vez que significarão a melhoria das condições de trabalho e de prestação de serviços.
“Estamos apostados em elevar o nível profissional dos nossos profissionais de modo a atender com brio os desafios diplomáticos e bilaterais com os nossos parceiros e amigos”, sustentou a governante sobre a importância do memorando assinado com a HUAWEI.
Para o CEO da HUAWEI em Angola, Chu Xiaoxin (Edric Chu) foi uma honra a assinatura deste memorando e a doação de meios tecnológicos que se enquadra no âmbito da responsabilidade social da empresa. “Consideramos o mercado angolano o mais importante da zona africana por isso vamos continuar a fazer investimentos na área da formação e das TICs, quer a novos talentos, quer a entidades públicas e aos engenheiros nacionais”, reforçou o líder da empresa chinesa em Angola.
Recorde-se que, recentemente, a HUAWEI doou também vários meios informáticos e de tecnologias de informação para auxiliar o Ministério do Interior a reforçar a sua capacidade de inclusão digital, assim como assumiu o compromisso de dar treinamento e formação ao pessoal afecto ao MININT no domínio das tecnologias de informação e comunicações.
A HUAWEI está presente em Angola há perto de 20 anos, ao longo dos quais tem prestado serviços nas áreas de sistemas e equipamentos tecnológicos para os sectores público e privado. Enquanto parceiro estratégico, a HUAWEI investiu mais de USD 60 milhões para a construção de um Centro de Inovação e Formação em Talatona, que vai beneficiar mais de 500 estudantes a partir de 2022, ano em que se antecipa a sua conclusão.