Indústria de Gaming 2020: África é o continente que mais cresce no mundo

mercado global de jogos electrónicos deve gerar uma receita de US$ 159,3 bilhões no final de 2020, um aumento de 9,3% em relação ao ano passado e África é o continente que mais cresceu, com 14,5%.

E no continente berço, o que acontece na indústria de gaming? O continente Africano é o que mais cresceu em valor absoluto na indústria de gaming com 14,5%, e um facturamento de US$ 5,5 bilhões, a seguir a América Latina, com crescimento relativo de 10,3%, em facturamento US$ 6 bilhões. Mercados mais maduros crescerão menos, mas facturarão bem mais, como a Ásia-Pacífico, com US$ 78,4 bilhões em receitas (+9,9%), América do Norte com US$ 40 bilhões em facturamento (+8,5%) e Europa, com US$ 29,6 bilhões em 2020 (+7,8%).

O ecossistema Africano de Gaming tem estado a imprimir um desenvolvimento aliciante com destaque a economias do Egipto, África do Sul e Marrocos a liderar e apesar de Angola, Kenya e Ghana estarem na cauda, já despertam a atenção da Statista* como mercados emergentes com potencial na indústria de Gaming.

Banner site PTI 729 X 90px_
new_cognito

Actualmente o interesse crescente na indústria de Gaming foi reforçado pelo contexto de isolamento, inclusive já se fala no lançamento  da próxima geração de consolas previsto para o final do ano. Todavia, o impacto da Covid-19 também trará efeitos adversos no mercado de gaming a longo prazo, ou seja, a distribuição física dos jogos e a colaboração entre empresas foi negativamente impactada, parte significativa do desenvolvimento de novos jogos foi interrompida e eventos do sector foram sucessivamente cancelados. Estes factores, e a mudança contínua para o modelo GAAS (Gaming as a Service) “negócios de jogos como serviço”, levarão as receitas de jogos de consola de 2020 para US$ 45,2 bilhões, um crescimento [relativamente baixo] de 6,8% no ano”.

No cômpito geral o movimento Gamer em África ainda é incipiente (mas com potencial). Em Angola especificamente verificamos que comunidades fazem iniciativas de forma isoladas, em alguns casos com dificuldades de infra-estruturas, o que por si representa altas latências e uma experiência de jogabilidade abaixo do ideal.  A questão se resume ao ping, ou seja, o tempo desde o clique à efectivação da instrução inserida pelo jogador, que determina a rapidez da consola ou computador responder a um comando.

Portanto, em larga medida é a latência que define o vencedor em partidas online. Não se trata de falta de habilidades ou esforço, no momento o continente inteiro é desqualificado dos torneios internacionais devido à ausência de servidores específicos, citando como exemplos os principais Players Activision Blizzard, Valve, Riot Games e outros. Até os grandes players serem atraídos a investir em África, o continente vai continuar a representar um grande e inexplorado viveiro de talentos que não pode competir ao mais alto nível.

*A Newzoo define receita como o valor que o sector gera nos gastos dos consumidores com jogos, nomeadamente em cópias físicas e digitais de jogos completos, gastos no jogo e serviços de assinatura como o PlayStation Plus e o Xbox Game Pass. As receitas móveis incluem downloads pagos e gastos no jogo em todas as lojas, incluindo lojas de terceiros e downloads directos. No estudo excluiu-se impostos, comércio em segunda mão de consumidor para consumidor, receitas de publicidade recebidas dentro e fora de jogos, hardware (periférico), serviços de empresa a empresa e a tradicional indústria de apostas e apostas on-line regulamentada (por exemplo, BWIN e William Hill).

 

 

Partilhar artigo:

Tags:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media