Oddo - Complexus

Infosi pode ser a solução para problemática do ensino à distancia

O director nacional para a formação de pós-graduação do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, defendeu que as instituições públicas e privadas do país, precisam utilizar as plataformas do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação (Infosi), para solucionar a problemática do ensino à distancia.

Falando ao Jornal de Angola, Emanuel Catumbela afirmou que a implementação do ensino à distância ou semi-presencial no país depende das condições de infraestruturas e meios tecnológicos com acesso à Internet. E as instituições públicas e privadas precisam de ter um servidor local e utilizar as plataformas do Infosi, órgão gestor do projecto “Angola Online”, que permite, actualmente, o acesso gratuito de 30 mil cidadãos à Internet.

A utilização das plataformas do Infosi, ainda de acordo Emanuel Catumbela, só é permitida para os cursos que existem de forma presencial, que tenham tido avaliação positiva e os gestores das instituições devem solicitar ao Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação essa modalidade, com as condições necessárias.

“As instituições de ensino superior devem criar condições de apoio para os alunos, ter docentes específicos contratados, cronograma de acção e ter equipas de trabalho com objectivo de receber o maior número de alunos”, sublinhou.

O governante disse por outro lado, que o grande problema do ensino à distância é o acesso à Internet por parte dos estudantes em casa, tendo referido que muitos deles têm dificuldades de ter um computador e outros equipamentos, tendo avançado que uma das soluções seria a criação de canais de acesso livre, através da utilização de um smartphone, com saldo de dados.

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media