No âmbito do programa “Ngola Digital”, coordenado pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MTTICS), o Instituto de Telecomunicações (ITEL), realizou ontem (12), uma actividade de entrega de diplomas aos formandos que atenderam à cursos na área de informática.
Desde o início desta formação, o ITEL formou 12 técnicos para responder a necessidade no sector da educação nas áreas de Telecomunicações, Tecnologias de Informação e comunicação.
O director do Instituto de Telecomunicações, André Pedro, no acto de entrega encorajou aos formandos a dedicarem-se fortemente no ensinamento que aprenderam nesta instituição escolar.
“Estamos a criar ferramentas que permitem que os nossos jovens estejam integrados no mundo tecnológico. É responsabilidade do Governo trabalhar com as instituições de ensino e outras, de forma a que as tecnologias de informação e comunicação sejam instrumentos ao serviço da comunidade”.
André Pedro, realçou ainda que a formação de técnicos médios; organização e formação de especialistas no ramo; apoiar a formação básica; organizar seminários, conferências e outras iniciativas, são obrigações fulcrais que ajudam no cumprimento de tal missão e na execução de tudo quanto serve para promover os objectivos do instituto. Com estas ferramentas das novas tecnologias, os estudantes devem aproveitar o máximo para aumentar os seus níveis de conhecimento estudantil em tempo de Covid-19.
O professor Paulo Raul Carlos, que falava em nome dos participantes da formação, disse que “será uma mais-valia para as nossas instituições de ensino, sobretudo na formação integral que tem como objectivo capacitar jovens, crianças e adolescentes no domínio das tecnologias”.
“Saímos daqui com novos conhecimentos, com as mentes mais abertas e faremos de tudo para cumprir com o que nos ensinaram aqui, e pô-las em prática. Agradecemos a Direcção do ITEL, por nos ter proporcionado esta formação, que na qual nos ajudará a estarmos mais próximos do que se pretende do mundo digital”, acrescentou.
De realçar que a actividade faz parte do programa de aumento da capacitação de quadros ligados as escolas, centros infantis e orfanatos, no sentido de dar melhor aproveitamento as salas de informática que foram entregues às instituições de ensino, no âmbito de um programa do
MTTICS que visa o aumento da literacia digital por parte das crianças, adolescentes e jovens.
“Com este projecto o ITEL continuará a capacitar os formadores para que as instituições possam gerir essas salas de informática”.
“Ngola Digital” é um programa que conta com os apoios do FADCOM, do ITEL e do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade da Informação de Angola, que têm capacitado os formadores.
De recordar que a formação teve início no dia 25 de Janeiro e terminou dia 12 do corrente mês, com a duração de 03 semanas (45 horas)