A Intel anunciou na última sexta-feira (11), um novo chip para aplicações de blockchain, como mineração de Bitcoin e operação de tokens não fungíveis (NFTs), com vista a aproveitar o crescente uso das criptomoedas.
De acordo com o comunicado da Intel, o chip será lançado ainda este ano e os primeiros clientes incluem a Block Inc., a empresa liderada por Jack Dorsey que recentemente mudou o seu nome de Square Inc. para destacar o seu foco crescente na tecnologia blockchain.
“A Intel envolverá e promoverá um ecossistema blockchain aberto e seguro e ajudará a avançar essa tecnologia de maneira responsável e sustentável”, disse o vice-presidente da Intel, Raja M. Koduri.
A Intel referiu, por outro lado, que o seu chip é um “acelerador” com eficiência energética, projectado para acelerar tarefas de blockchain que exigem grandes quantidades de poder de computação e, portanto, consomem muita energia.
O design dos chips Nvidia, cujas placas gráficas são amplamente utilizadas para actividades de mineração, também possui um chip separado destinado à mineração de Ethereum.
Como parte do aumento da sua presença no espaço, a Intel também formou um novo segmento chamado Custom Compute Group dentro da sua unidade de negócios.
As blockchains funcionam como livros públicos que mantêm registos de transacções numa rede de computadores e têm crescido em destaque nos últimos anos. A sua ascensão também desencadeou um certo motivo de debate em torno de palavras como Web3 e NFTs, que promovem a descentralização das tecnologias.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!