Angola

Luanda contará com um centro dedicado à ciência e tecnologia a partir de 2023

O Presidente da República, João Lourenço, constatou na última semana o estado das obras do futuro Centro de Ciências de Luanda (CCL), instituição que terá a missão de difundir o conhecimento científico e tecnológico no país. Durante a visita, João Lourenço recebeu explicações detalhadas sobre a evolução das obras, tendo igualmente recebido da equipa responsável pela construção do projecto a garantia de que o Centro entrará em funcionamento em Julho de 2023.

O centro terá autonomia administrativa, financeira e patrimonial, e vai retratar também os recursos naturais de Angola, bem como questões ligadas ao ambiente e à saúde. Segundo a ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, o CCL é o primeiro de uma rede de centros de ciência e tecnologia que vão ser construídos no país, para aumentar a literacia científica dos cidadãos.

“Este centro vai constituir um elemento significativo para aumentar a literacia científica do país e, a partir dele, nós iremos construir, de uma forma paulatina, e por todo país, uma rede de centros de ciências. Naturalmente, com complexidades diferentes deste, mas vamos fazer com que a ciência chegue a todo o cidadão, que chegue às escolas, desde as idades mais tenras. Este é o grande objectivo”, disse a ministra.

Localizado na antiga Fábrica de Sabão, no Largo do Baleizão, o Centro de Ciências de Luanda está orçado em 50 milhões de dólares norte-americano e possui cerca de 6 mil metros quadrados, incluindo uma área expositiva com 230 módulos. O CCL contará também com vários espaços temáticos, com destaque ao espaço “Yetu”, uma sala que vai exibir permanentemente a cultura nacional, e ao espaço “Wau”, sala vocacionada à exibição de réplicas de dinossauros e divulgação da ciência global, como os fenómenos da física e da química.

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

Ferreira Manuel

Ferreira Manuel é um redactor web em ascensão, no Portal de T.I, residente em Luanda, Angola. É estudante de Comunicação Social e entusiasta das criptomoedas e da tecnologia blockchain.

Itens Relacionados