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Mais de 60 consumidores foram vítimas de fraude por falsas versões do Multicaixa Express

Os dados constam do estudo “Banca em Análise 2022”, apresentado nesta terça-feira (25) em Luanda pela consultora Deloitte. De acordo com o estudo, o canal interbancário Multicaixa Express (MCX) continua a cimentar a sua popularidade, tendo registado em 2021 um crescimento na ordem dos 88,3%, um crescimento inferior ao registado em 2020, ano em que a utilização do canal MCX cresceu 820%.

A Associação Angolana de Defesa do Consumidor de Serviços e Produtos Bancários (ACONSBANC) registou, nos últimos dois anos, 69 reclamações de consumidores que foram vítimas de fraude por suposto aplicativo “Multicaixa Express”. Os dados referem-se aos consumidores lesados que procuraram pelos serviços da ACONSBANC.

Segundo o presidente da Associação, Nelson Prata, a instituição regista em média um a dois casos de fraude por dia. Para minimizar o fenómeno, a ACONSBANC tem publicado alertas com instruções precisas para que os consumidores e clientes não “se deixem enganar”, disse o presidente ao Jornal de Angola.

Nelson Prata realçou ainda que tanto a Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) quanto o Banco Nacional de Angola, enquanto entidades gestora da rede e licenciadora do sistema financeiro angolano, respectivamente, estão atentos ao fenómeno e têm estado a trabalhar no sentido de mitigar as fraudes. Contudo, reconheceu que “infelizmente, os que se dedicam a essa prática de fraudes também estudam e nem sempre conseguimos nos antecipar aos mesmos”.

Recorde-se que, em Maio último, a EMIS emitiu um comunicado no qual alerta os utilizadores sobre as burlas envolvendo o Multicaixa Express. De acordo com o comunicado, as burlas consistem em chamadas telefónicas, envio de mensagens (SMS) e solicitação de preenchimento de formulários em páginas falsas na internet, que utilizam as cores e o logotipo do Multicaixa Express, para ludibriar os utilizadores através de supostas ajudas.

O comunicado em referência, recorda que em momento algum a EMIS ou os bancos ligam para os clientes a pedir o fornecimento de dados pessoais e códigos de segurança, reiterando assim a chamada de atenção aos utilizadores do Multicaixa Express a nunca fornecerem dados pessoais, PINs e códigos de validação por chamada telefónica, mensagem ou por preenchimento de formulários, de modo a evitar que sejam vítimas de fraudes.

 

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