De acordo com o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), Engº Manuel Homem, o desenvolvimento social e tecnológico que se pretende em Angola só terá um efeito positivo se as actuais e as futuras gerações forem preparadas para lidar não só com o conhecimento tecnológico, mas também com os desafios que as tecnologias impõem.
O ministro, que falava no evento de lançamento do projecto “Cyber Kids”, realizado na última semana no Instituto Médio Comercial de Luanda (IMCL), referiu que assiste-se cada vez mais a um conjunto de fenómenos digitais que começam a preocupar a sociedade, daí a necessidade de se estreitar os laços com o sector da educação para a eficácia do programa de literacia digital para as crianças.
“Recentemente, os órgãos de comunicação social fizeram referência a um crime que aconteceu por via da utilização das redes sociais. Temos a obrigação de ensinar, de mostrar quais são os caminhos e como devemos usar de forma consciente as redes sociais”, disse.
Manuel Homem aproveitou também a ocasião para reafirmar o interesse do MINTTICS em continuar a trabalhar com o sector da educação, para que acções concretas voltadas à educação digital estejam incluídas nos programas do ministério da Educação.
“O mundo está a caminhar para a modernização tecnológica, Angola está igualmente a dar estes passos. E nós temos a consciência de que se não prepararmos os adolescentes com as ferramentas essenciais, o nosso país ficará atrasado no desenvolvimento tecnológico”, sublinhou.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!