De acordo com o estudo “Brand Phishing Report”, publicado pela Check Point Research, a Microsoft foi a marca mais utilizada nas tentativas de ataques phishing durante o segundo trimestre de 2023.
Conforme o estudo, a Microsoft subiu na classificação, passando do terceiro lugar no primeiro trimestre deste ano para o primeiro lugar, representando 29% de todas as tentativas deste tipo de ataque.
O estudo coloca a Google na segunda posição, com 19% de todas as tentativas de ataque, seguida da Apple (5%), Wells Fargo (4,2%), e da Amazon (4%).
A Check Point Research referiu que, durante os meses de Abril, Maio e Junho de 2023, os sectores mais atacados foram o financeiro e o tecnológico, com destaque para o segmento das redes sociais.
Este é o top 10 das marcas mais usadas nos ataques phishing:
- Microsoft (29%)
- Google (19%)
- Apple (5%)
- Wells Fargo (4,2%)
- Amazon (4%),
- Walmart (3,9%),
- Roblox (3,8%),
- LinkedIn (3%),
- Home Depot (2,5%)
- Facebook (2,1%)
Segundo a Check Point Research, as tentativas envolveram o envio de um conjunto de emails maliciosos, utilização de um nome de domínio ou URL semelhante, assim como imitação do design do website original das referidas empresa.
O estudo ‘Brand Phishing Report’, elaborado trimestral pela Check Point Research, busca revelar as marcas mais frequentemente utilizadas pelos cibercriminosos nas suas tentativas de roubar credenciais ou informações pessoais dos utilizadores das empresas alvo.