De acordo com uma deliberação recente do Conselho Regulador da Publicidade na Nigéria (ARCON, na sigla inglesa), a utilização de modelos e locutores estrangeiros em publicidades locais será banida no país a partir de 1 de Outubro próximo. Segundo o documento, a medida é motivada pelo interesse do governo nigeriano em desenvolver os talentos locais, o crescimento económico inclusivo e o crescimento da indústria publicitária do país.
Após a sua entrada em vigor, “todos os anúncios, publicidade e conteúdos de comunicação de marketing direccionados ou expostos no espaço publicitário nigeriano deverão utilizar apenas modelos e locutores nigerianos”. As actuais campanhas publicitárias que utilizam pessoal estrangeiro poderão continuar, no entanto o documento sublinha que” nenhuma nova autorização para campanhas semelhantes será emitida pelas autoridades”.
Ao jornal britânico The Times, o chefe da Associação de Publicidade da Nigéria, Steve Babaeko, apoiou a decisão do ARCON por considerar que a mesma “está apenas a acompanhar o sentimento nacional”. Já para o apresentador de TV nigeriano Bolanle Olukanni, a medida leva também em conta a competição entre as nações africanas no sector publicitário, visto que muitos anúncios exibidos no continente são filmados no Quénia e na África do Sul. Com esta medida, continua, as agências nigerianas terão agora de filmar os seus anúncios localmente.
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