ONU adopta tratado histórico sobre crimes cibernéticos

ONU adopta tratado histórico sobre crimes cibernéticos
A Assembleia Geral adoptou a “Convenção das Nações Unidas Contra o Crime Cibernético”, um tratado global que visa fortalecer a cooperação internacional para combater o crime cibernético e proteger as sociedades contra ameaças digitais.
 
O tratado, juridicamente vinculativo e adoptado nesta terça-feira (24), é o resultado de cinco anos de discussões entre os Estados-membros da ONU. O processo contou com vários comités especiais de Angola junto das Nações Unidas que ao longo destes anos contribuíram com subsídios relevantes para este arranjo.
 

Em comunicado, o secretário geral da ONU, António Guterres, saudou a adopção da Convenção, o primeiro tratado internacional de justiça criminal a ser negociado em mais de 20 anos.
 
“Este tratado é uma demonstração de multilateralismo bem-sucedido em tempos difíceis e reflete a vontade coletiva dos Estados-membros de promover a cooperação internacional para prevenir e combater o crime cibernético”, pode ler-se no comunicado atribuído a sua porta-voz.
 
O comunicado reforça que o tratado cria uma plataforma sem precedentes para colaboração na troca de evidências electrónicas, protecção para vítimas e prevenção, ao mesmo tempo que garante que os direitos humanos sejam protegidos online.
 
A Convenção será aberta para assinatura numa cerimónia formal a ser realizada em Hanói, Vietname, em 2025. O documento entrará em vigor 90 dias após ser ratificada pelo 40º signatário.

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media