134
A partir de Dezembro próximo, o ChatGPT vai apresentar conteúdos eróticos para utilizadores adultos que verificarem a sua idade na plataforma, revelou esta terça-feira (14) o CEO da OpenAI no X.
No informe, Sam Altman argumenta que, até agora, a OpenAI tornou o ChatGPT muito restritivo para garantir melhor alinhamento com as preocupações sobre problemas de saúde mental dos utilizadores. No entanto, diz que essa abordagem tornou a ferramenta menos útil ou agradável para muitos utilizadores que não tinham problemas de saúde mental.
O gestor afirma que agora que a OpenAI conseguiu mitigar os problemas de saúde mental, e dispondo de novas ferramentas, a empresa pode reduzir as restrições com a segurança na maioria dos casos, abrindo então caminho para a disponibilização de conteúdos para adultos na ferramenta.
“Em Dezembro, à medida que vamos implementando a restrição de idade de forma mais completa e como parte do nosso princípio de tratar utilizadores adultos como adultos, permitiremos ainda mais, como conteúdo erótico para adultos verificados”, escreveu no X.
We made ChatGPT pretty restrictive to make sure we were being careful with mental health issues. We realize this made it less useful/enjoyable to many users who had no mental health problems, but given the seriousness of the issue we wanted to get this right.
Now that we have…
— Sam Altman (@sama) October 14, 2025
O número um da OpenAI revelou também que a empresa planeia lançar uma nova versão do ChatGPT em questão de semanas, que permitirá ao utilizador ter um Chatbot que se comporte mais como ele mesmo prefere.
Em poucas palavras, “se você quiser que o seu ChatGPT responda de forma bem humana, ou use muitos emojis, ou aja como um amigo, o ChatGPT deve fazer isso (mas só se você quiser, não porque estamos a maximizar o uso)”, esclarece Sam Altman.