Ao todo, 100 mil alunos das províncias de Luanda, Benguela, Malanje, Huíla e Huambo, com idades compreendidas entre os 6 e 15 anos, vão beneficiar de cartões electrónicos “GiraMais” até Dezembro deste ano. Os referidos bilhetes permitem o acesso gratuito aos transportes públicos através do Sistema Nacional de Bilheteira Integrada.
De acordo com o presidente da Comissão Executiva da Empresa Nacional de Bilhetica Integrada (ENBI), Mário Nsingi, que falava à margem do acto de registo e emissão dos respectivos cartões, realizado nesta terça-feira (17) na Huíla, estes números fazem parte da primeira fase do projecto lançado em Agosto último pela ENBI, entidade encarregue da implementação e gestão do sistema para os passes sociais e regulares dos transportes públicos colectivos de passageiros.
O arranque da segunda fase deverá ocorrer em 2024 nas restantes províncias do país e a ENBI prevê que a mesma beneficiará mais de dois milhões de alunos. Segundo Mário Nsingi, o passo seguinte do projecto estará virado às pessoas com necessidades especiais, nomeadamente, deficientes físicos, visuais e antigos combatentes e veteranos da pátria, para que possam usufruir do cartão electrónico “GiraMais, de modo a terem a locomoção facilitada.
O presidente da Comissão Executiva da ENBI anunciou também para breve o início da disponibilização dos passes para os utentes regulares, destinados àqueles que não estão enquadrados na categoria social do projecto.
O cadastro, emissão e entrega dos passes sociais de acesso gratuito de estudantes aos transportes públicos teve início a 12 Setembro, em Luanda, onde foram cadastrados mais de 4.500 alunos. A partir do próximo mês, o serviço deverá ser expandido às províncias de Benguela, Cabinda, Huambo e Malanje.
FONTE: ANGOP