Passes electrónicos para transportes públicos beneficiam mais de 90 mil alunos

Passes electrónicos para transportes públicos beneficiam mais de 90 mil alunos

Ao todo, 100 mil alunos das províncias de Luanda, Benguela, Malanje, Huíla e Huambo, com idades compreendidas entre os 6 e 15 anos, vão beneficiar de cartões electrónicos “GiraMais” até Dezembro deste ano. Os referidos bilhetes permitem o acesso gratuito aos transportes públicos através do Sistema Nacional de Bilheteira Integrada.

De acordo com o presidente da Comissão Executiva da Empresa Nacional de Bilhetica Integrada (ENBI), Mário Nsingi, que falava à margem do acto de registo e emissão dos respectivos cartões, realizado nesta terça-feira (17) na Huíla, estes números fazem parte da primeira fase do projecto lançado em Agosto último pela ENBI, entidade encarregue da implementação e gestão do sistema para os passes sociais e regulares dos transportes públicos colectivos de passageiros.

O arranque da segunda fase deverá ocorrer em 2024 nas restantes províncias do país e a ENBI prevê que a mesma beneficiará mais de dois milhões de alunos. Segundo Mário Nsingi, o passo seguinte do projecto estará virado às pessoas com necessidades especiais, nomeadamente, deficientes físicos, visuais e antigos combatentes e veteranos da pátria, para que possam usufruir do cartão electrónico “GiraMais, de modo a terem a locomoção facilitada.

O presidente da Comissão Executiva da ENBI anunciou também para breve o início da disponibilização dos passes para os utentes regulares, destinados àqueles que não estão enquadrados na categoria social do projecto.

O cadastro, emissão e entrega dos passes sociais de acesso gratuito de estudantes aos transportes públicos teve início a 12 Setembro, em Luanda, onde foram cadastrados mais de 4.500 alunos. A partir do próximo mês, o serviço deverá ser expandido às províncias de Benguela, Cabinda, Huambo e Malanje.

 

FONTE: ANGOP

 

Partilhar artigo:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media