Presidente autoriza a criação de condições para o uso de carros eléctricos em Angola

O Presidente da República, João Lourenço, manifestou o desejo de ver o mais breve possível as condições criadas para o uso de veículos eléctricos no país e para o efeito, ordenou a criação de uma comissão multissectorial, coordenada pelo ministro dos Transportes, que irá tratar de toda a regulamentação legal e administrativa.

De acordo com a publicação do Novo Jornal,  o documento que já se encontra em decreto presidencial, “advém da necessidade de colocar o país em alinhamento com as boas práticas internacionais, relativamente à adopção de novos modelos para a mobilidade, que sejam capazes de reflectir a sustentabilidade ambiental”, lê-se no decreto presidencial, que tem o objectivo de explorar a relação com a rede eléctrica e maximizar as vantagens da energia produzida a partir de fontes renováveis, dando segmento ao desenvolvimento da sociedade.

Na perspectiva de João Lourenço, “a constituição vai colocar Angola na vereda do crescimento e desenvolvimento tecnológico” e fazer parte de um leque de países que usam as TICs para preservar um meio ambiente menos poluído.

Apresentar estratégias para a electro-mobilidade, propor o enquadramento legal adequado para a execução dessa estratégia, definir o modelo de serviço de negócio e de implementação da rede piloto e suas componentes industriais, gestão e coordenação da execução e formas de financiamento, são as atribuições que a comissão tem para trabalhar e dar credibilidade a pontenciais investidores no ramo, processado a um prazo de 180 dias, para apresentar ao Titular do Poder Executivo o relatório final.

new_cognito

“A adopção da electro-mobilidade permite a atracção de novos investimentos tecnológicos no sector energético, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida nos centros urbanos, aliado ao Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022, o Acordo de Paris, bem como a Agenda África 2063, no que toca à promoção da mobilidade urbana e a sustentabilidade ambiental”, acrescenta o Presidente da República em decreto.

Os Ministérios das Finanças, Administração do Território, Energia e Águas, Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Turismo e Ambiente, Recursos Minerais, Petróleo e Gás, e da Indústria e Comércio, estarão no auxílio a Ricardo d’Abreu, responsável da pasta que orienta e regula o transporte nacional, que já trabalha na criação de soluções técnicas necessárias para a implementação de uma rede de pontos e sistema de gestão de carregamento de veículos eléctricos.

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!

new_cognito

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media